Especial Casamento

Sapatos para noivas: o que levar em conta na hora da escolha

Por Redação Doutíssima 19/10/2015

Dançar muito, se sentir bonita e curtir ao máximo o casamento certamente são ideais de qualquer mulher antes de comemorar o seu grande dia. Mas para que esses desejos se concretizem, é necessário lembrar da importância dos sapatos para noivas. Tão relevantes quanto o vestido, eles são aliados significativos da beleza e da autoestima.

A consideração mais importante em relação aos sapatos para noivas é que o modelo em questão precisa ser escolhido de acordo com o vestido. Isso é essencial para garantir a harmonia do visual. O conforto é outro requisito primordial. Por isso, a definição do calçado deve ser muito bem pensada, para não gerar imprevistos no casamento.

sapatos para noivas istock getty images doutissima

Sapatos são aliados significativos da beleza e da autoestima da mulher. Foto: iStock, Getty Images

 

Como escolher sapatos para noivas

O sapato da noiva não precisa, necessariamente, ser adquirido no mesmo local do vestido. Ainda assim, é indispensável considerar o estilo, a cor, o modelo e a altura do recorte do traje antes de definir o sapato. Por isso, sempre tenha em mente: coordenar a textura do vestido com a do calçado.

Em relação às cores, muitas noivas preferem investir em um sapato na mesma tonalidade do vestido. Essa é, sem dúvidas, uma opção certeira. Mas isso não significa que seja impossível optar por outras combinações. É possível coordenar, por exemplo, a cor do calçado com a tonalidade dos detalhes do vestido, ou mesmo das joias.

As mulheres que optarem por um traje de noiva com recorte menor, como o mullet, podem investir em modelos de sapatos mais elaborados. Neste caso, uma pedicure impecável é requisito número um. Considerando os modelos, aqueles com fitas, cristais e outros brilhos surgem como opção.

É de fundamental importância, também, alinhar o estilo do calçado com o do próprio casamento. Não idealize combinações impraticáveis, por exemplo: usar um salto fino em uma cerimônia no jardim, coberto de grama. E não tente usar uma plataforma complexa, se andar com saltos não é o seu forte.

Seja fiel ao seu estilo. Se você odeia plataformas, saiba que opções de saltos baixos também ficam muito graciosos e facilitam o andar. Antes de adquirir o sapato, prove ele com muita calma. Caminhe com os dois pares por alguns minutos e tenha certeza de que o modelo caiu como uma luva.

 

Opções de sapatos para noivas

Atualmente, alternativas de modelos não faltam para quem está em busca do sapato ideal. Por isso, vale a pena conferir algumas opções e definir aquela que é mais adequada ao vestido, à cerimônia e, claro, ao seu próprio estilo:

1. Scarpin

Clássico do vestuário feminino, o scarpin é elegante e sofisticado. Há versões com saltos finos ou grossos, altos ou baixos. Além da plataforma, o tamanho do bico também pode variar. Em se tratando de um sapato para noiva, há possibilidade dele ganhar texturização em cetim e adornos variados, de acordo com o gosto da mulher.

2. Peep Toe

O peep toe é caracterizado por uma abertura frontal, na altura dos dedos dos pés. Também exige uma pedicure impecável, mas fica muito gracioso. Assim como o scarpin, esse modelo pode variar na altura do salto e na textura, combinando com os mais variados tipos de vestidos.

3. Sandália

As sandálias têm como característica as tiras finas, que valorizam a feminilidade da noiva. Além disso, podem ser feitas com forro em cetim ou couro macio e contar com saltos baixos, médios ou altos. São alternativas que toda noiva pode considerar.

4. Sapatilha

A sapatilha em cetim também não deixa de ser opção para as noivas que não abrem mão do conforto. Ideais para cerimônias campestres, elas ganham um charme especial com vestidos no estilo bailarina.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!