No mês de junho, o clima caipira de São João toma conta do país. Comemorações com várias delícias culinárias, muito sertanejo e animação são típicas neste período. Para entrar na vibração do arraial, a dica é investir em um look bem característico e criar produções engraçadas. É hora de tirar o vestido de festa junina do armário.
É claro que, por se tratar de uma festa informal, o traje da festa junina não precisa ter aquele acabamento perfeito. A ideia é justamente a contrária: retalhos, camadas, patchwork, florais e rendas podem – e devem – fazer parte do figurino de São João.
Como incrementar o vestido de festa junina
No caso das meninas, a sugestão para dar aquela renovada básica no vestido de festa junina são as aplicações. A dica é pegar a linha e a agulha e bordar sem medo. Para dar um toque mais romântico, aposte em rendas na barra. Já se a proposta for destacar o aspecto caipira, uma possibilidade é recortar diferentes pedaços de tecido e costurar na peça.
Se você não tem tempo para esse tipo de customização, vale levar alguns truques de styling também para o vestido da festa junina. As camadas sempre são uma boa pedida: que tal colocar um avental bem colorido por cima da peça? Uma camiseta jeans ou xadrez também são opções que têm tudo a ver com o São João.
O aspecto meio destruído das peças também pode ter espaço no look da festa junina. Por isso, se quiser desfiar um pouco a aba do vestido ou até abrir mão dele para coordenar um short ou calça jeans e camisa floral, fique à vontade. Outra dica para arrematar a produção é amarrar uma fita vermelha no pescoço.
Por fim, não se esqueça de um item importante: o chapéu de palha. Ele dá aquela cara de festa junina em qualquer produção. O ideal é um modelo bem rústico e desfiado, mas a versão de caubói não deixa de ser outra alternativa. Vale improvisar com o que você tiver em casa.
Nos pés, há várias possibilidades para completar a produção. Uma alternativa democrática é a bota de cano longo ou curto, que cai bem com a atmosfera da festa. Caso prefira, você também pode apostar em sandálias ou um tênis neutro. Viu como é fácil compor um traje digno de São João?
São João: maquiagem e cabelo
Agora que você já conferiu as principais dicas para seu traje na festa junina, é hora de focar nos detalhes. Sim, eles podem ser o diferencial na composição. Para os cabelos, a sugestão é o tradicional par de trancinhas, visual meigo e com um leve toque caipira. Mas nada impede que você aposte em uma trança embutida ou estilo espinha de peixe.
Por fim, a maquiagem. A ideia é que fique bem exagerada mesmo: invista no lápis preto para fazer algumas pintinhas no rosto e resgate aquele blush bem rosado para colorir as bochechas. Pronto, agora é só curtir o arraial.
Gostou das dicas para incrementar o seu vestido de festa junina? Deixe um comentário.