Moda

Peças com patchwork incrementam o guarda-roupa

Por Redação Doutíssima 01/07/2015

Você já ouviu falar em patchwork? Uma das maiores tendências para o inverno 2015, a moda consiste em misturar estampas e tecidos em uma mesma peça de roupa. A aposta apareceu em evidência na última edição da São Paulo Fashion Week (SPFW), no desfile de grifes conceituadas.

Por misturar estampas e materiais, o patchwork realmente é uma tendência voltada aos homens e mulheres mais ousados. Seja em camisas, blazers ou vestidos, o look com esse mix de informações, por si só, já é mais chamativo – especialmente se as estampas forem coloridas. Assim, é necessário tomar alguns cuidados ao investir no visual.

patchwork

Tendência permite que você mesma personalize e faça as combinações em casa. Foto: iStock, Getty Images

 

Patchwork é tendência do universo fashion

Em seu blog, a fashionista Camila Coutinho destacou algumas grifes que apostaram pesado no patchwork na SPFW, em abril deste ano. Ela enfatizou a Cavalera como uma das principais, pois em seu desfile a tendência surgiu mesclada com a pegada urbana, repleta de jeans, bem característica da marca.

A estilista Patrícia Bonaldi, da grife PatBo, também optou por incluir o patchwork em suas peças. Por fazer parte da valorização do trabalho manual e dos bordados, a moda combinou bem com a proposta da marca. Casacos longos e vestidos ajustados apareceram com estampas geométricas e, claro, repletos de listras, cores e texturas.

 

Patchwork: como usar?

Mas como investir na moda do patchwork e garantir um visual adequado? A dica principal é tomar cuidado com os exageros. É necessário ter muito estilo e personalidade para mesclar mais de uma peça com traços dessa tendência no mesmo look. Por isso, a orientação é apostar na moda com equilíbrio.

Para isso, prefira começar aderindo aos acessórios: lenços e cachecóis com texturas e estampas variadas já garantem uma pegada mais fashionista à aparência. Depois, é possível partir para as jaquetas e os casacos bem retalhados – a ideia é que as peças fiquem parecendo uma colcha colorida e vibrante mesmo!

Outra alternativa interessante para quem tem vontade de incrementar o visual é optar pelas calças jeans com detalhes de patchwork. Com diferentes aplicações de tecidos, as jeans deixam de ser parte sóbria e discreta do visual para se tornarem o destaque da produção. Por isso, representam uma opção para looks do dia e da noite.

As camisas em patchwork, especialmente as jeans, são uma supertendência. Ficam elegantes em qualquer mulher e ajudam a compor looks versáteis, que vão do arrojado ao chique. Não é à toa que personalidades como as tops Kendall Jenner e Joan Smalls apostaram nessas peças.

Para ficar charmosa com qualquer item de vestuário com retalhos, é necessário tomar alguns cuidados também no make. Se o look for bem colorido, prefira maquiagens mais leves, com batons claros em tons de nude. Já se optar pelo patchwork em peças jeans, vale a pena recorrer a um make mais chamativo, com batons em cores como vermelho e vinho.

Por fim, anote uma premissa básica para não errar no visual: conte sempre com alguma peça para neutralizar a aparência. Ou seja, deixe as cores e relevos por conta do patchwork e prefira complementar a produção com itens em tons mais neutros: como uma bota preta ou cinto marrom.

E aí, se inspirou na tendência de patchwork? Será que essa moda vai continuar em evidência? Conte para a gente nos comentários!

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!