Moda

Moda transexual: o vestir muito além do feminino e masculino

Por Redação Doutíssima 13/09/2015

As tendências do universo fashion estão passando por um processo de democratização. A moda transexual, idealizada por grifes como Prada, Burberry e Givenchy, prega que a exclusividade de peças relacionadas ao vestuário feminino ou masculino ficou no passado. Na era da pós-modernidade, tudo é permitido.

Mas o que, exatamente, quer dizer a moda transexual? Na realidade, esta é uma vertente que engloba um número cada vez maior de tendências. É a calça boyfriend, com modelagem masculina, que agora também pertence ao look feminino. É a “camiseta vestido” presente no look dos homens. São as peças de alfaiataria usadas por ambos os sexos – e muito mais.

moda transexual - doutissima - instagram reproducao

Moda transexual deixa a questão de gênero de lado e ganha adeptos entre as celebridades. Foto: Instagram, Reprodução

Moda transexual: como aderir?

A moda transexual chega, especialmente, com o propósito de questionar a forma como nos vestimos. Sua perspectiva não aponta para uma tendência em si, mas promove a indagação sobre essa nova era fashion. Será que as roupas ainda precisam ser divididas em setores masculinos e femininos?

De acordo com um artigo publicado pelo grupo americano de pesquisas de mercado NPD, a definição entre “roupa de homem” e “roupa de mulher” já é ultrapassada. Ou seja: a questão dos gêneros não deve mais ser definitiva na hora de montar o visual, muito menos uma barreira para impedir homens ou mulheres de usarem qualquer outfit.

Diante dessa realidade, é possível perceber que a moda transexual possui uma única palavra de ordem: liberdade. As grifes Gucci e Vitorino Campos, por exemplo, desfilaram modelos usando vestidos. Enquanto as mulheres também apareceram com um look andrógino, repleto de ternos e coletes de alfaiatarias.

Por isso, a dica para quem deseja aderir à moda transexual é experimentar sem medo de errar. O mais provável é que você acabe criando um visual ultramoderno. As mulheres, por exemplo, têm a opção de usar sapatos oxford, suspensórios e chapéus originalmente característicos da composição masculina.

Enquanto isso, os homens também têm a possibilidade de inovar usando jeans mais colados no corpo, estampas coloridas nas peças de roupa, lenços, echarpes e óculos de sol grandes, antes mais característicos do look feminino.

Para alguns, toda essa mudança pode até parecer estranha. Mas lembre-se: antes de Coco Chanel, a própria calça era item exclusivo do vestuário masculino. De tempos em tempos, a moda exige transformações.

 

Celebridades fãs da moda transexual

Se você está pensando em adotar um look mais libertador, dentro dos princípios da moda transexual, vale a pena ficar de olho no visual de alguns famosos que já são fiéis à tendência. Assim, é possível ter referências concretas sobre como acertar na composição.

Confira algumas celebridades adeptas da moda trans:

1. Miley Cyrus

Todo mundo sabe que a cantora Miley Cyrus não está nem aí para o que as pessoas dizem sobre ela. Adepta de um visual descolado, ela investe em peças remetentes ao look masculino sempre que tem vontade.

2. Ruby Rose

Adepta do look andrógino, a atriz Ruby Rose usa suspensórios, chapéus e flanelas sem medo. E não perde nem um pouco de sua sensualidade feminina.

3. Justin Bieber

Descolado, Justin Bieber não tem medo de errar quando o assunto é moda. Ele usa as camisas compridas no “estilo vestido” e não liga para os comentários.

4. Mariano di Vaio

O modelo italiano Mariano di Vaio não tem medo de usar peças estampadas e chamativas.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar! 

 

É fã do Doutíssima? Acompanhe o nosso conteúdo pelo Instagram!