Em busca de uma chance no mercado de trabalho? A sua apresentação profissional é um dos primeiros passos para cativar a atenção do recrutador e conseguir uma entrevista. Por isso, a elaboração do currículo ideal pode fazer toda a diferença.
Porém, essa nem sempre é uma tarefa simples. Quais experiências destacar e como fazer isso? Ana Lisboa, coach de carreira e gestão de pessoas, explica que muitas pessoas acreditam não ter os requisitos necessários para a vaga, mas que o problema pode estar, na verdade, na forma como o currículo foi montado.
Elaboração do currículo ideal
Reunimos algumas dicas que esclarecem as dúvidas e erros mais comuns nas apresentações profissionais. Veja quais são os passos para montar o seu currículo ideal, segundo orientações de Ana.
Cuidado com a linguagem
A coach explica que a linguagem na terceira pessoa adotada nos currículos é um dos piores erros a serem cometidos. O currículo é pessoal e se refere somente à experiência do candidato. Ou seja, use sempre a primeira pessoa do singular.
Trabalho sem carteira assinada
A maioria dos candidatos não lista suas experiências que não foram de carteira assinada. Ana afirma que isso é um equívoco. É possível ter uma bagagem excelente mesmo em trabalhos como freelancer.
Erros de português
Para a coach, erros de português no currículo mostram desinteresse. “Ele demonstra que o documento foi feito sem muito cuidado, o que faz o recrutador questionar se o candidato está realmente preocupado em conseguir um emprego”, ressalta a gestora de pessoas.
Dados e diagramação
Formatar corretamente o currículo faz a diferença. Para Ana, não é necessário ser especialista em design, mas justificar o texto, usar letras adequadas, destacar tópicos e organizar em ordem cronológica as informações são técnicas que melhoram a apresentação. Informar seu telefone e outros meios de contato com você é essencial.
Trabalho voluntário
Trabalho voluntário é uma opção para turbinar o seu currículo. A especialista afirma que trabalhos sociais enriquecem o currículo. “Eles são valorizados pelas empresas que têm esta missão organizacional de colaborar com a sociedade”, explica.
Cursos online
Nem todos tem tempo frequentar aulas presenciais. Por isso, os cursos online são uma ótima opção para quem deseja melhorar o currículo e diferenciá-lo dos concorrentes. Segundo Ana, os cursos a distância são altamente valorizados pelos recrutadores.
Cursos gratuitos
Existem tanto cursos gratuitos presenciais quanto online. O candidato deve estar sempre aprimorando e agregando conhecimento ao seu currículo. “Pesquise na sua cidade sobre os aqueles oferecidos pelo governo municipal, estadual ou federal, já que é comum que ofereçam esse tipo de suporte”, explica.
Se você tem algum curso que não está de acordo com o que a vaga pede ou sua formação profissional, acrescente no final do currículo em um tópico chamado Outros interesses.
E aí, anotou as dicas para ter o currículo ideal? Agora [e s[o enviar e aguardar o retorno.