A alergia é uma reação de defesa do corpo humano, após um ou mais contatos com um alérgeno: ácaro, pólen, animais, plantas, látex, picadas de insetos, certos alimentos, medicamentos, etc. Ela é produzida por causas e mecanismos diversos, envolvendo Imunoglobulinas proteínas não ramificadas envolvidas no sistema imune e liberação de mediadores químicos. A alergia pode se manifestar de diversas maneiras.
Veja aqui alguns indícios e sinais de alergia:
- Coceira
- Inchaço
- Bolhas
- Lesões avermelhadas
- Descamação
- Placas infiltradas
- Nariz escorrendo
Alguns sintomas e sinais de alergia são facilmente identificados, enquanto que outros são mais difíceis. Dores abdominais, por exemplo, podem ser uma forma de manifestação alérgica.
Olhos
Uma conjuntivite alérgica pode ser o sinal de uma alergia respiratória. Ela é frequentemente acompanhada por uma rinite. Os olhos ficam avermelhados, lacrimejantes e a pessoa sente uma sensação de ardor e ficam sensíveis com a luz.
Nariz
Coriza, nariz entupido e espirros são sintomas da rinite alérgica. Apesar de muito comum, causa muito desconforto. A rinite alérgica é normalmente causada por uma sensibilidade ao pólen de flores e árvores ou por ácaros, mofo e pelo de animais. Ela é associada à conjuntivite em 50% dos casos e à asma, em 20 à 30% dos casos.
Rosto
O angioedema é uma forma específica de urticária, associada a um edema, que é normalmente localizado no rosto. Essa alergia se difunde a partir da pele para os tecidos subcutâneos e membranas mucosas. Ela pode se desenvolver em casos de picada de abelha ou maribondo, alergias à remédios e à amendoim. Esse tipo de reação pode ser grave, pois se o edema se estende à laringe, pode bloquear a passagem de ar e causar um choque anafilático e parada cardíaca.
Barriga
Dores abdominais: é um dos sinais de alergia mais frequentes em alergias alimentares, que é muito comum em crianças, principalmente a alergia ao leite de vaca. O principal sintoma é a dor abdominal.
Diarreia: As alergias aos cereais, ao trigo e ao arroz podem induzir a uma diarreia. É relacionada à alergia alimentar se for um sinal de alergia persistente ou se houver antecedentes familiares com o mesmo tipo de alergia.
Prisão de ventre: sinal de alergia que pode estar relacionado à intolerância ao leite de vaca, mas ainda é menos comum que a diarreia em alergias alimentares.
Pele
Pele avermelhada: A urticária alérgica aparece rapidamente depois do contato a um medicamento (penicilina, aspirina) ou um alimento (morango, crustáceos). A pele se cobre de placas vermelhas ou rosas inchadas e a pessoa tem muita vontade de coçar.
Alergias: causas, sintomas e tratamento
Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar!
Saiba mais:
Alergia ao pólen: entenda porque acontece
Alergia à picada de inseto: entenda porque acontece
Especialista destaca os principais tipos de alergia e recomenda cuidados
Alergia a medicamentos: entenda porque acontece e o que fazer
Alergia alimentar: sintomas, causas e tratamento