Futura mamãe: Alguns vitaminas são indispensáveis para você ter uma gestação saudável. Este é o momento para manter uma alimentação saudável, para garantir que o bebê se desenvolva de maneira saudável enquanto ainda está dentro da sua barriga.
Antes de engravidar, você precisa se preparar para passar os 9 meses saudável e tranquila. Algumas vitaminas levam algum tempo para se estocarem no organismo. Para restituir nossas reservas de ferro, por exemplo, é preciso pelo menos um mês. E no caso da vitamina B9, 4 meses. Então, quanto mais sua alimentação for desequilibrada, mais tempo você vai precisar pra repor as reservas que serão essenciais para o bebê.
Veja mais sobre a importância das vitaminas antes de engravidar
Vitamina B9
A necessidade dessa vitamina aumenta de 30% (por volta de 400 microgramas(?) por dia) e é preciso aumentar seus índices antes da gravidez. O ácido fólico é indispensável durante os três primeiros meses da gestação. A carência pode causar consequências graves ao bebê, como defeitos no tubo neural, problemas neurológicos graves e atraso no crescimento.
Onde encontrar a vitamina B9? Nos legumes como alface, tomate, brócolis, espinafre e repolho, como também nas nas nozes, ovos, damasco, melão, etc.
As mulheres que querem engravidar devem tomar um suplemento de vitamina B9 pelo menos um mês antes. Geralmente, as futuras mamães devem tomar uma dose de 0,4 mg por dia. Porém, as mulheres que apresentam uma certa carência de vitamina B9 – casos de má formação neonatal na família, mulheres que comem pouco, paciente diagnosticado com epilepsia e tratado por anticonvulsivantes, etc – devem tomar uma dose de 5 mg por dia.
Vitamina D
A necessidade de vitamina D na gravidez é dobrada. Essa vitamina estimula a absorção de cálcio e fósforo no intestino delgado, além de diminuir a excreção desses minerais pelos rins e aumentar a mineralização óssea.
Como obter a vitamina D: salmão, sardinha, ovos, leite; pela exposição ao sol, pois os raios ultravioletas B penetram pela pele formando a vitamina D3.
Ferro
A presença do ferro é duas vezes mais importante nos primeiros 6 meses da gravidez, afim de reagir ao aumento do volume sanguíneo da mãe e do feto. Atenção, a carência de ferro pode não atingir o bebê, no entanto é a mãe quem sente. Cansaço, dificuldades de concentração e imunidade baixa são alguns sinais da carência de ferro.
Onde encontrar o ferro: Em cada refeição, procure comer feijão, carne, peixe e ovos. Consuma regularmente legumes e cereais. Para facilitar a absorção, associe à vitamina C, como um suco de laranja, por exemplo.
Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar!
Saiba mais:
Descubra os sintomas da falta de ferro na sua dieta
Sol e vitamina D: aliados naturais da sua saúde
Nutrição: como se alimentar corretamente antes da gravidez
Aprenda sobre a importância do ferro na sua alimentação
6 Alimentos ricos em vitamina B