A dor no calcanhar é um dor que não deve passar em branco. Ela deve ser levada em consideração, pois pode acarretar dores e inflamações que persistem por toda a vida.
Causas da dor no calcanhar
A dor no calcanhar pode ter várias causas. Porém, uma das mais comuns é a fascite plantar, podendo ou não ter uma relação com o desenvolvimento de um esporão de calcâneo.
A fascite plantar consiste em uma inflamação da fáscia, tecido encontrado na sola do pé. Quando a fáscia inflama, ele provoca dores na sola do pé. Esta dor pode afetar um determinado ponto do pé, ou afetar completamente toda a planta do pé. Esta inflamação ocorre mais frequentemente nas mulheres, devido ao uso de saltos altos e ao fator hormonal.
Caso a dor no calcanhar ocorra ao acordar ou depois de uma corrida, ela também pode ser causada pela fascite plantar. Isso ocorre mais comumente em pessoas sedentárias e/ou acima do peso ideal, atletas ou pessoas que acabaram de começar a prática de atividades físicas sem o acompanhamento de um profissional, que realizam os exercícios incorretamente.
O que fazer
Caso você sinta dor no calcanhar, o indicado é que você procure a ajuda de um médico ortopedista. Sendo assim, ele poderá realizar uma avaliação apropriada, podendo também solicitar exames para chegar a um diagnóstico. Alguns desses exames incluem o raio-x e a ultrassonografia. É sempre muito importante seguir todas as orientações do médico.
Tratamento para a dor no calcanhar
O tratamento para a dor no calcanhar é realizado por um médico ortopedista e um fisioterapeuta. Somente eles poderão analisar o quadro e recomendar o uso de de palmilhas ortopédicas, utilizadas para proteger o calcanhar. Além da palmilha, o ortopedista ou o fisioterapeuta podem prescrever anti-inflamatórios ao paciente – os anti-inflamatórios são extremamente úteis em casos de dor no calcanhar, pois eles são capazes de agir sobre a região comprometidas, aliviando as dores. O fisioterapeuta poderá também exercitar e trabalhar a musculatura lesionada, readequar as estruturas do paciente. Além disso, ele pode realizar exercícios de alongamento da região posterior do corpo: costas, coxas, pernas e pés, assim como o uso de equipamentos fisioterápicos.
Como evitar
Uma das formas de evitar a dor no calcanhar causada pelo esporão de calcâneo é optar por sapatos com amortecedores. Além disso, usar salto alto de no mínimo 2,5 cm de altura. “Outra indicação é evitar ficar em pé por muitas horas, controlar o excesso de peso e usar sapatos e tênis fechados e protegidos”, afirma o ortopedista Laércio Ricco, do Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos.
Quer saber mais sobre o esporão calcâneo? Então não perca o vídeo a seguir!
Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar!
Saiba mais:
Os malefícios do uso do salto alto
Verdade ou mentira: grávidas não devem usar salto alto
7 cuidados que seus pés merecem
Problemas nos pés podem causar desalinhamento da coluna
Aprenda a alargar um sapato apertado
Lesões do joelho no esporte: ortopedista explica tudo o que você precisa saber