A síndrome causada pela variação hormonal que o corpo feminino sofre durante o ciclo menstrual pode ser reduzida através de atividades físicas e dieta. Cerca de 80% das mulheres sofrem com os sintomas da TPM, contudo, treinos aeróbicos e exercícios de fortalecimento específicos para a região pélvica tornam-se um verdadeiro tratamento para os incômodos desse período.
Voltadas para a condição da mulher no período pré-menstrual, essas atividades devem ser sobretudo prazerosas e dinâmicas, ou seja, nada de exageros e de foco no treino de hipertrofia, o momento é de recuperação. Trabalhos físicos em baixa intensidade e exercícios de alongamento também podem auxiliar na diminuição das dores lombares e das coxas.
5 Dicas para amenizar os sintomas da TPM:
1 – Invista nos exercícios aeróbicos, como aulas de dança, jump, step, bike e natação. Para aquelas que já treinam constantemente, os treinos de força podem continuar, mas procure diminuir a intensidade.
2 – Aposte em circuitos. Rápidos e eficazes, ajudam no aumento da circulação sanguínea, perda de peso e de excessos de líquidos (muito comuns nesse período), alívio das dores, além de ser uma atividade dinâmica e agradável, pois provoca a liberação de endorfina.
3 – Aposte em exercícios para a região pélvica: procure praticar abdominais, alongamentos e exercícios que trabalhem a parte interna da coxa e o períneo, porque auxiliam na diminuição das dores e facilitam o fluxo menstrual.
4 – Procure praticar atividades de baixa intensidade. Pegue mais leve nesse período: já que o seu foco é amenizar os sintomas da TPM, não é hora de aumentar a intensidade do treinamento ou a carga de exercícios. Por causa de fatores fisiológicos, a mulher reduz sua capacidade de concentração e força, além de ter um aumento na sensação de fadiga muscular, fazendo com que o seu desempenho seja menor. O ideal é fazer um trabalho mais recuperativo.
5 – Alimentação: diminua alimentos gordurosos, ricos em sódio e açúcares. Aumente a ingestão de líquidos e alimentos ricos em Ômega 3 (salmão e atum, por exemplo) e vitaminas.
Procure orientação de um nutricionista para outros esclarecimentos. É importante ressaltar que os sintomas da TPM variam de mulher para mulher e nem todas padecem desse mal. Caso seu incômodo seja muito forte, procure um ginecologista.
Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar!
Saiba mais:
Como amenizar a TPM: 6 dicas que você precisa conhecer!
6 Dicas caseiras para aliviar a TPM
Por que algumas mulheres tem tanta TPM?
Como aliviar os sintomas da TPM
Alimentação saudável: saiba quais são as gorduras do bem e onde encontrá-las