Dieta

O corpo sente falta: conheça quais são os riscos da dieta sem proteínas e veja qual é a quantidade certa que você deve ingerir

Por Redação Doutíssima 07/05/2014

Uma dieta sem proteína pode ser muito prejudicial ao corpo humano. Isto porque nós necessitamos de alimentos ricos em proteína para viver.

Com uma dieta sem proteína, você pode causar uma confusão no seu organismo. As proteínas participam de processos metabólicos importantes. Sem elas, as funções dos aminoácidos podem ficar comprometidas.

Alternativas vegetais combinadas podem formar proteínas de boa qualidade. Foto: Shutterstock

Alternativas vegetais combinadas podem formar proteínas de boa qualidade. Foto: Shutterstock

O ideal é que uma pessoa consuma por dia no mínimo um grama de proteína para cada quilo, ou seja, um individuo que pesa 50kg deve consumir 50 gramas. Por isso, os médicos recomendam sempre que, para manter uma dieta segura e saudável, estejam presentes no prato todos os grupos alimentares, mas sempre em moderação. Assim, uma dieta sem proteína não é recomendada.

As proteínas exercem funções importantíssimas para o organismo de todos os seres vivos, participam da elaboração estrutural ou plástica, dando rigidez, consistência e elasticidade, ajudam na parte hormonal, como, por exemplo, na retirada da glicose em excesso do organismo. Elas ainda colaboram para a defesa do organismo, combatendo e neutralizando vírus, bactérias e ajudam na coagulação do sangue.

Esqueça a dieta sem proteína

Procure se convencer de que a dieta sem proteína não é uma boa ideia. Ingerir proteína é fundamental para manter o corpo funcionando, mas é preciso muito cuidado com o excesso. Algumas pessoas recorrem a dietas restritivas em proteína para perder peso, ganhar massa magra ou melhorar o desempenho da musculação, mas esse excesso pode sobrecarregar o rim, entupir artérias e, até mesmo, prejudicar o seu coração.

A proteína presente nos alimentos de origem animal é considerada como de alto valor biológico, o que significa que é absorvida e utilizada pelo organismo de uma forma fácil e eficiente para a construção de tecido muscular.

Tal cenário é fundamental no caso de um praticante de musculação, para o crescimento e desenvolvimento, no caso de crianças e adolescentes, ou em qualquer processo de cicatrização.

Alimentos ricos em proteína

Os alimentos mais ricos em proteína são, basicamente, aqueles de origem animal, embora algumas combinações de vegetais também possam se transformar em grandes fontes de proteína. Carnes, peixe, ovos, leite, queijo e iogurtes são alimentos ricos em proteína.

Os alimentos de origem vegetal também podem ser ricos em proteína, mas, em geral, necessitam estar combinados para que a união dos aminoácidos forme proteínas de boa qualidade, como nos seguintes exemplos: arroz e feijão, ervilhas e milho, lentilhas e trigo, quinoa e milho e arroz integral e ervilhas vermelhas.

Se a pessoa é vegetariana ou vegana, existem outras fontes de proteínas que podem substituir aquelas de origem animal, como a ervilha, a chia, o feijão, o grão de bico, o gergelim, a semente de girassol, o tofu, a quinoa, as nozes, o cacau em pó sem açúcar e a soja. Portanto, mais uma vez, a dieta sem proteína nãodeve ser realizada.

O que são as proteínas

As proteínas são moléculas orgânicas composta de aminoácidos que tem como função no corpo humano produzir enzimas, hormônios e anticorpos, ajudar a repor o gasto das células, ajudar no transporte de substâncias pelo corpo e auxiliar no crescimento e reparação dos tecidos.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

Saiba mais:

Conheça os malefícios do sobrepeso para sua saúde bucal

Tratamento para obesidade: quando é hora de procurar e quais os melhores tratamentos paracombater o excesso de peso

Ler as informações nutricionais do rótulo dos alimentos pode ajudar a perder peso

Não espere mais! Aprenda como acelerar o metabolismo e perca peso ainda mais rápido

Composição corporal: o que você precisa saber para perder peso com saúde e de maneira definitiva

DIETA DE PROTEINAS : Já ouviu falar na dieta de proteínas? Saiba mais sobre essa dieta, suasconsequências e possíveis benefícios para saúde e perda de peso

Saiba mais sobre a nova maneira de perder peso: aplicativos para dieta nos smartphone

16 dicas para perder peso

Antes e depois: Mãe de dois, Perlla comemora perda de peso

Metade da população de São Paulo está acima do peso

Aparelho de Musculação ou peso livre: qual a diferença?

8 Hábitos que garantem uma dieta para perder peso

Um em cada três adultos tem excesso de peso ou é obeso

Como aumentar seu peso