Remédios caseiros também podem ajudar você a se livrar dos incômodos da garganta inflamada. A medida é válida especialmente para o inverno, quando o tempo seco, aliado à poluição, geralmente resulta em rachaduras microscópicas, que são um paraíso para as bactérias.
Remédios contra a garganta inflamada
A garganta inflamada é comumente tratada com uma combinação de medicamentos, como o paracetamol e o Ibuprofeno. No entanto, há alternativas mais naturais: saiba que existem remédios caseiros simples de se fazer e práticos, os quais podem ajudar a tratar a garganta inflamada e aliviar a dor.
Hidratação contra a garganta inflamada
A primeira medida, no entanto, é lembrar-se de tomar bastante líquido, bem mais do que o de costume. Isto ajuda a manter o corpo hidratado e faz bem, ainda mais quando ele está debilitado, como no caso da garganta inflamada.
Caso tenha dificuldades nisso, uma boa sugestão de como aumentar a ingestão de líquidos e não ficar só na água é beber chá e líquidos quentes, que também aliviam a dor. Uma boa dica é o chá verde, que tem um benefício extra, devido aos agentes antioxidantes, os quais ajudam a aliviar os sintomas da garganta inflamada.
Receitas caseiras contra a garganta inflamada
1. Bebida quente de mel e limão: despeje 250 ml de água em uma panela e acrescente 10 ml de mel, deixe esquentar sem deixar ferver. Após, junte uma colher (chá) de suco de limão e açúcar a gosto. Depois, é só beber.
2. Bebida de pimenta dedo-de-moça:coloque em uma panela uma parte de chá de hortelã, o suco de um limão, duas colheres (chá) de mel e meia colher de chá de pimenta vermelha em pó. Deixe esquentar sem ferver e, depois, sirva.
3. Leite quente com canela: trata-se de uma receita gostosa que ajuda a aliviar a garganta inflamada. Pega-se duas xícaras de leite, uma pitada de bicarbonato de sódio, uma colher (sopa) de açúcar, uma colher de chá de mel, e meia colher de chá de canela. Após, coloca-se a canela, o bicarbonato e o açúcar em um copo misturando bem. Acrescente o leite e mexa bem.
4. Solução alcoólica: pegue uma vodka e dilua aproximadamente três tampinhas em água quente. Deixe ferver a água e, antes que esfrie, use a mistura. Faça gargarejos com esta solução antes de engolir.
5. Solução salina: essa solução ajudará a diminuir a inflamação e a aliviar o desconforto da garganta inflamada. Misture uma colher (chá) de sal em um copo de água morna, adicione uma colher (chá) de suco de limão à mistura. Gargareje por cerca de 10 segundos, e cuspa a solução salina depois de gargarejar. Tente repetir o procedimento de hora em hora, fazendo quatro gargarejos por dia.
6. Vapor:efetue a inalação caseira usando uma bacia de água quente e uma toalha. Ferva duas xícaras de água e coloque um saquinho de chá de camomila, a casca de meio limão ou um pedaço de gengibre à água. Deixe a mistura esfriar um pouco por cerca de 5 minutos. Tire a água da chaleira e coloque numa bacia. Depois, cubra a cabeça com uma toalha e monte uma espécie de barraca.
A toalha ajudará a concentrar o vapor e a transformar a bacia de água quente em um inalador. Respire fundo e aspire com a boca também por 5 a 10 minutos. Repita a operação até que os sintomas da garganta inflamada desapareçam.
Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar!
Saiba mais:
5 Remédios naturais contra a gripe e resfriado
Conheça os sintomas do HIV. Os primeiros sintomas são iguais aos de uma gripe
Saiba o que acontece com seu corpo quando ele está com gripe
Remédios naturais para a gripe
Metanfetamina pode curar gripe