Famoso na Ásia e nas ilhas do Oceano Pacífico, o noni é uma fruta que vem gerando curiosidade no Brasil. Para aqueles que nunca ouviram falar, o noni possui vários benefícios para a saúde.
Noni até contra o câncer
A fruta noni, ou Moriunda citrifolia, tem sido usada para a prevenção e o tratamento de diversos problemas de saúde, como o colesterol e até o combate ao câncer. Porém, não existem estudos que comprovem a ação do noni no organismo.
Na ausência de confirmação científica, produtos que contenham o noni em sua composição não são permitidos no país com a promessa de cura de doenças, apenas para o consumo da fruta in natura. Conheça um pouco mais do noni, que pode ser uma aliado para o seu bem-estar.
O que o noni pode fazer pela saúde
Em muitos lugares, a fruta, as folhas, as flores, o caule, as cascas e as raízes do noni são usadas por beneficiarem o tratamento de uma longa lista de doenças. Entre elas, estudos americanos indicam que podem auxiliar no emagrecimento. Isso acontece, pois o noni auxilia na regulação dos níveis de açúcar no sangue, além de aumentar o número de antioxidantes no organismo.
A melhor maneira de consumo é a fruta fresca, já que desta forma não se perdem qualquer dos nutrientes, mas o suco de noni é a forma que mais se utiliza, já que a fruta possui um gosto muito forte.
O suco de noni tem poder desintoxicante, já que possui qualidades laxativas, removendo resíduos e fazendo uma limpeza no cólon e mantendo a saúde dos intestinos.
Noni é rico em vitamina C
Por ser rico em vitamina C, o noni é uma ótima aliada na produção de colágeno e no tratamento de inflamações da pele. Além disso, a vitamina C presente na fruta noni pode proteger o organismo de doenças infecciosas e bactérias.
Através da sua ação anti-inflamatória, o noni pode também contribuir no tratamento de doenças inflamatórias, como a artrite, as inflamações no intestino e a asma.
Outro grande benefício da fruta noni no organismo é o fortalecimento do sistema imunológico. Acredita-se que o seu consumo possa prevenir o câncer, já que dentre suas propriedades está a ação antioxidante, possuindo também algumas substâncias que protegem o material genético das células.
Mesmo sem estudos que comprovem, pessoas que consomem o noni regularmente garantem que ele possui benefícios para além da saúde física do corpo, trazendo também o equilíbrio mental.
Segundo a crença popular, o noni é capaz de estimular a serotonina – neurotransmissor que atua no cérebro, regulando o sono, o humor e o desejo sexual, dentre outros. Por isso, incluir o noni em tratamentos de depressão, insônia e ansiedade pode trazer resultados mais rápidos.
Cuidados em consumir o noni
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária proíbe qualquer produto à base de noni para fins medicinais. Isso acontece pela falta de comprovação de sua eficácia e por existir casos de reações associadas ao seu consumo de forma prolongada.
Alguns estudos associam o consumo do noni a casos de toxidade hepática e renal. Por isso, antes de iniciar o consumo da fruta, única forma permitida, deve-se ter o acompanhamento de um médico ou de um nutricionista.
Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar!
Saiba mais:
O que comer? Entenda quais os riscos do terrorismo nutricional
Alimentos funcionais previnem doenças. Entenda como aproveitar seus benefícios