Devido à vida agitada e corrida do dia a dia, nem sempre é possível ter uma boa noite de sono. No entanto, dormir é uma necessidade fisiológica que, quando não atendida, pode prejudicar a saúde. Não se pode ignorar os benefícios do sono para a saúde.
Dormir menos do que seis ou oito horas, ou acordar diversas vezes durante a noite, em decorrência de distúrbios, como apneia e insônia, pode causar mais malefícios ao organismo do que se imagina.
O ideal é desfrutar dos benefícios do sono para a saúde. Na volta do trabalho, depois de um longo dia, é importante dormir profundamente e acordar renovado no dia seguinte. Uma boa noite de sono não tem apenas o papel revigorante. Ele também cumpre diversas funções essenciais para o nosso organismo.
Conheça os benefícios do sono para a saúde
São muitos os benefícios do sono para a saúde. Quem dorme bem, consegue ter uma maior capacidade de concentração, de memória, de raciocínio mais rápido e consegue ser mentalmente mais eficiente.
Também o sono adequado e satisfatório melhora o humor, reduz a ansiedade e potencializa o vigor para as atividades diurnas, possibilitando ainda uma melhora nas funções endócrinas, metabólicas, cardiovasculares, musculares e hormonais.
Combate de doenças
Entre os benefícios do sono para a saúde está a prevenção da obesidade. Durante o sono, o organismo produz a leptina, um hormônio capaz de controlar a sensação de saciedade. Com isto, quem tem dificuldades para dormir, produz quantidades menores desta substância. Além disto, quem dorme de seis a oito horas por dia queima mais gorduras do que aquelas que dormem pouco ou tem o sono fragmentado.
Outro dos benefícios do sono para a saúde está no combate à hipertensão. Uma noite de descanso profundo e ininterrupto está relacionada a bons níveis de pressão arterial, visto que uma noite mal dormida deixa o organismo em estado de alerta, aumentando a pressão sanguínea.
Também é evidente entre os benefícios do sono para a saúde o fortalecimento da memória. Pessoas que dormem bem e na quantidade recomendada absorvem melhor as informações do dia a dia do que aquelas que passam longos períodos sem dormir.
Prevenção
Uma noite bem dormida ainda previne a depressão e favorece o desempenho físico. Isto porque, quando dormimos profundamente e sem interrupções, o organismo começa a produzir o hormônio GH, responsável pelo crescimento. Cabe a ele a missão de ajudar a manter o tônus muscular, evitar o acúmulo de gordura, melhorar o desempenho físico e combater a osteoporose.
Além disto, o sono ajuda a controlar a diabetes e atua diretamente na melhora do desempenho no trabalho, visto que os principais sintomas sentidos por uma pessoa que não dorme são sonolência diurna, irritabilidade, fadiga, dificuldade para se concentrar ou absorver novas informações e maior facilidade de sofrer graves acidentes de trânsito e no trabalho
Como dormir bem
Para ter uma noite de sono agradável e satisfatória, evite ingerir álcool e bebidas e alimentos com cafeína, como café, chás e chocolates pelo menos quatro horas antes de ir dormir, e procure ir para a cama sempre no mesmo horário.
Se, ao deitar, você não conseguir pegar no sono em 30 minutos, saia da cama e procure realizar uma atividade relaxante, como ouvir música suave ou ler, para ajudar a dormir. Também procure se alimentar três horas antes de ir dormir para que a digestão seja feita completamente.
Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar!
Saiba mais:
Mito ou verdade: dormir bem melhora a memória
Comer para dormir melhor: Conheça os melhores alimentos contra insônia
Ficar muito tempo sem dormir pode ser sinal de sonorexia. Conheça os sintomas, causas e tratamento
Não consegue dormir? Saiba como a melatonina pode ajudar no tratamento da insônia
10 Dicas para dormir bem todas as noites