Dieta > Nutrição

Tendências em alimentação saudável para 2018

Por Tatiana Barros 26/12/2017

Com um novo ano se aproximando, esse é o melhor momento para reavaliar maus hábitos antigos e apostar em novos que favoreçam a qualidade de vida. E é claro que a alimentação deve fazer parte desse pacote. Se você quer investir em alimentos mais funcionais, que beneficiem o seu corpo, que tal experimentar alguns itens que têm tudo para conquistar novos adeptos no ano que se inicia?

O kefir merece entrar na sua rotina alimentar em 2018. Foto: Istock/ Getty Images

Tendências em alimentação saudável

Confira quais são os oito alimentos que merecem sua atenção em 2018:

Leite dourado

O Golden milk é uma bebida tradicional da medicina ayurvédica, ciência indiana que serviu de base para as medicinas chinesa e ocidental. O leite, que tem alto poder anti-inflamatório, é feito com açafrão, óleo de coco, gengibre, pimenta preta, canela, mel e leite vegetal. Ele é indicado ainda para quem sofre de insônia e ajuda em casos de problemas digestivos e cólicas menstruais.

Kefir

Esse é um item que tem ficado mais popular nos últimos anos. O kefir é um leite fermentado, cuja consciência parece do iogurte, feito a partir de grãos que são ricos em lactobacilos vivos e leveduras. Ele é fonte de bactérias benéficas para a flora intestinal e colabora para o fortalecimento do sistema imune.

Seitan

Considerado a carne de glúten, por ter um gosto parecido com a carne seca, o seitan é feio a partir do glúten de trigo. Ele é bem versátil e pode ser feito grelhado, cozido e como ingrediente de diferentes receitas ou molhos.

Algas

Não é só na culinária japonesa que as algas podem ser usadas. Esse é um bom alimento para compor sopas, saladas ou outros acompanhamentos. Motivos para isso não faltam: elas colaboram com o bom funcionamento da tireoide e são ricas em fibras, vitaminas e minerais.

Missô

Outro item comum na gastronomia oriental, o missô é uma pasta feita a partir de soja. Ele pode ser usado como substituto de laticínios em diversas receitas e também como ingredientes de molhos para saladas e patês.

Sorgo

Considerado “a nova quinoa”, o sorgo é um grão integral livre de glúten, que pode ser feito como pipoca. Sua farinha pode ser usada em receitas doces ou salgadas. Trata-se de um alimento rico em fibras, proteínas, magnésio, fósforo, ferro, além de vitaminas do complexo B (niacina e B6).

Rooibos tea

Essa é uma infusão de sabor suave e adocicado, que tem propriedades semelhantes ao chá vermelho. De origem africana, a bebida protege o sistema cardiovascular, ajuda a controlar os níveis de açúcar no sangue, e é eficiente no tratamento de dores de cabeça, insônia, dor de estômago, cólicas e irritabilidade.

Vegetais feios

Esse não é um alimento específico, mas sim uma característica comum a vários. Quantas vezes você foi ao mercado e deixou de comprar um vegetal porque ele estava fora do padrão estético? Esses itens considerados “feios” são desperdiçados em grande quantidade, mesmo estando adequados para o consumo. E com uma onda sustentável cada vez mais intensa, têm acontecido diversos movimentos para impulsionar a venda desses produtos.