Relacionamento

Descubra os segredos para o sucesso na vida de casal

Por Redação Doutíssima 22/04/2013

Logo no início, tudo são flores e há poucas coisas com as quais se preocupar. Com o passar do tempo, as dificuldades começam a aparecer. Nem sempre a vida de casal é fácil. Por isso, é importante saber como superar brigas e discussões de forma produtiva e evitar uma separação precoce.

O que é capaz de estragar a vida de casal

Estudos sugerem que a forma como você lida com os problemas determina o sucesso (ou não) do relacionamento. Ou seja, dificuldades vão aparecer cedo ou tarde: o que você precisa é saber administrá-las para superar as adversidades em conjunto.

Um desses levantamentos foi realizado pelo site especializado YourTango, que fez entrevistas com 100 profissionais de saúde mental para chegar aos motivos por trás do rompimento. Eles disseram que dentre os principais motivos capazes de levar ao fim da vida de casal estão problemas de comunicação (65%) e pouca habilidade para resolver conflitos (43%).

Vida de casal

Falta de diálogo é a principal barreira a ser superada. Foto: iStock, Getty Images

Curiosamente os profissionais indicaram que problemas de comunicação são percebidos de forma distinta por homens e mulheres. Para os homens, são traduzidos principalmente em reclamações de suas companheiras, citado por 70% dos entrevistados. Para as mulheres, eles significam principalmente pouca atenção à opinião delas, mencionado por 83% dos especialistas.

Dessa forma, não há alternativa. Se você quiser ter uma vida de casal feliz e duradoura precisa aprender a se comunicar e resolver seus problemas de forma eficiente, evitando que isso se torne uma bola de neve e que seja impossível pará-la mais adiante.

Como resolver os problemas da vida de casal

É possível usar situações adversas e nas quais ambos os parceiros estão contrariados um com o outro ou têm opiniões divergentes para fortalecer os laços existentes e tornar a relação mais forte. Para fazer isso, você precisa aprender a superar esses obstáculos corretamente.

De início, vale saber que é preciso pensar no problema em si e não em quem está (ou não) com a razão. Não é raro que em discussões os parceiros tentem sair “vencedores” – mas saiba que quando esse é o espírito normalmente o grande derrotado é o próprio relacionamento. Confira como resolver corretamente questões da vida a dois:

  • Acalme-se: se você se vê no meio de uma discussão com seu parceiro, tome um momento para se acalmar e lidar com o estresse. Permita que ele faça o mesmo. É importante que ambos façam algo que permita a se acalmarem – vale dar uma caminhada, ouvir música ou até mesmo escrever algo em um pedaço de papel.
  • Discuta: agora que vocês já estão suficientemente calmos é possível começar a discutir o problema, mas lembre-se de conduzir a conversa de forma a resolvê-lo – e não para achar culpados. Escolha bem as palavras e procure manter a serenidade ao longo de toda a discussão. Pare se você sentir que está se alterando novamente, e mais tarde recomece o processo.
  • Resolva: se você chegou ao passo três, isso significa que houve uma discussão. Chegou a hora de analisar a situação, chegar a conclusões e não deixar que suas conclusões sejam simplesmente palavras jogadas ao vento – do contrário, na próxima vez talvez não haja compreensão e aceitação por parte de seu parceiro.

Deixe um comentário. E não esqueça de compartilhar suas experiências e tirar dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!