Enquanto algum estresse no trabalho é normal, quando ele é excessivo pode interferir em produtividade e ter impacto também na sua saúde física e emocional. O segredo é aprender como gerenciar toda essa carga e não ter medo de ir em busca de ajuda quando a situação parece se agravar.
O que causa estresse no trabalho?
Numerosos estudos mostram que o estresse no trabalho é a maior fonte de preocupação para adultos. O pior de tudo é que ele tem aumentado progressivamente ao longo das últimas décadas. Trata-se de um fenômeno altamente personalizado e que pode variar muito, mesmo em situações idênticas, por diferentes razões.
Um estudo das Universidades Harvard e Stanford revelou que o estresse no local de trabalho pode ter um impacto tão negativo sobre a saúde como o fumo passivo. Ele é capaz de levar a doenças cardíacas, insônia, depressão e obesidade, por exemplo.
Já uma pesquisa da Universidade de Plymouth buscou identificar as principais causas de estresse no ambiente de trabalho. Sem surpresa, o estudo revelou que longas horas de atividade profissional são uma das principais causas. Outro problema é a preocupação com a segurança do emprego.
Com todo o tempo gasto no espaço corporativo, é importante criar boas relações com os colegas. Afinal, não são apenas os relacionamentos românticos que podem render estresse e irritações.
É válido não tentar ir além do que se pode. Isso porque levantamentos mostram que os empregados são menos propensos a experimentar o estresse relacionado com o trabalho quando demandas e pressões são compatíveis com as suas capacidades de conhecimento.
Como gerir o estresse
Confira algumas dicas e hábitos capazes de ajudá-lo a reduzir o estresse e a viver uma vida mais leve e relaxante. Pode ter certeza que vai fazer toda a diferença ao fim do dia, basta tentar.
- Uma coisa de cada vez
Você vai se sentir melhor e menos estressado se fizer uma coisa de cada vez. Não importa se é no emprego, na escola ou em sua vida privada. Isso tornará mais fácil se concentrar e fazer um trabalho de qualidade.
- Anote tudo
Escreva suas ideias e tarefas, então você não precisará se preocupar com o esquecimento – e ainda irá liberar sua mente para focar em outras atividades.
- Gaste 80% do seu tempo com foco em uma solução
E apenas 20% dele pensando no problema. Em vez de tomar um caminho comum, faça o contrário. Você vai viver uma vida muito mais cheia de ação e sentir-se menos pessimista e impotente.
- Pergunte em vez de adivinhar
Ler a mente humana é muito difícil. Por isso, tente se comunicar com seus colegas e você vai evitar conflitos desnecessários, negatividade e desperdiçar menos de seu tempo e de outras pessoas.
- Desligue no fim de semana
Também é muito útil encontrar um bom equilíbrio entre trabalho e descanso. Se você tem um celular para o trabalho, não leve para casa.
- Certifique-se de ter tempo para fazer o que você ama
Priorize o que realmente importa para você e tenha o tempo necessário durante seu fim de semana ou à noite para isso.
E aí, gostou das dicas para diminuir o estresse no trabalho? Agora é só colocar em prática. Depois nos conte se funcionou.