Beleza > Maquiagem

Monte seu kit básico de pincéis de maquiagem

Por Redação Doutíssima 29/05/2013

Não há como negar que os pincéis de maquiagem podem fazer toda a diferença no resultado da sua make. Eles promovem um melhor acabamento e ajudam a dar um resultado mais natural. Mas você sabe qual usar para cada situação? Nós ensinamos.

Pincéis de maquiagem

Cada pincel tem uma finalidade específica. Foto: iStock, Getty Images

Tipos de pincéis de maquiagem

Se você está começando seu kit de pincéis, primeiro deve conhecer sua rotina de make. Quais os produtos você realmente usa? Que tipo de acabamento gosta? A partir daí, comece a buscar as ferramentas ideais para seu caso.

Há pincéis para todas as funções e com certeza você encontrará o kit ideal. Confira um pouco mais sobre eles e saiba como tomar a decisão certa.

Base

Um dos pincéis de maquiagem que você precisa ter é o de base. Eles economizam produto e ainda possuem um acabamento mais natural. Vale apostar naqueles com o topo reto, perfeitos para aplicação. Lembre-se sempre de buscar aqueles de fibras sintéticas ou mistas, já que não costumam absorver produtos líquidos e pastosos – ao contrário das fibras naturais.

Blush

Outro pincel essencial é para aplicação de blush ou bronzer. Procure sempre utilizar aqueles com formato diagonal, que auxiliam nessa tarefa. Busque aqueles com fibras naturais, ideais para produtos compactos ou em pó.

Pó compacto

A escolha do pincel para pó depende do efeito que você mais gosta. Para um visual mais carregado, é possível aplicar com a esponjinha que vem no próprio produto. Já para algo mais leve e natural, use um pincel grande, com bastante cerdas – sempre naturais. Os do tipo kabuki são ideais.

Sombra

Na hora de fazer aquela maquiagem poderosa nos olhos você precisará ferramentas. Tenha um pincel achatado de cerdas sintéticas para aplicar sombra em pó ou cremosa. É preciso também o de esfumar, que geralmente tem a ponta arredondada e bastante cerdas.

Outros pincéis

Com esse kit básico, é possível fazer uma maquiagem incrível. Mas se você quiser ir além, vale incluir o corretivo, por exemplo, há opções no mercado. Um pincel chanfrado fino pode ser ideal para corrigir a sobrancelha. Produtos como hidrante facial e primer podem ser aplicados com as mãos bem limpas.

Cuidados essenciais com os pincéis

Não basta ter vários pincéis de maquiagem: é preciso cuidar bem deles. Esses instrumentos tendem a acumular bactérias não só a partir do próprio produto cosmético, mas também de óleos da pele humana, sujeira das mãos e dependendo como são armazenados.

É importante lavá-los periodicamente com sabonete neutro, secando-os ao natural. Além disso, jamais deixe seus pincéis em uma bancada ou no banheiro, porque facilita o acúmulo de bactérias. Procure guardá-los em um recipiente hermético.

E aí, já escolheu quais pincéis de maquiagem comprar? Depois nos conte o que achou.