Guia dos Dentes

Entenda quais são as principais funções da sua língua

Por Redação Doutíssima 03/09/2013

Você sabia que a língua faz parte do sistema digestivo? Tudo que você ingere é movimentado por este órgão, para que os dentes mastiguem. Depois, ela ainda conduz o bolo alimentar e os líquidos para o interior do seu organismo. Sem ela, também é bem difícil desenvolver a fala.

Nela os resíduos comestíveis se unem à saliva e vão produzindo uma massa de cor branca: a chamada de saburra lingual, que contém bactérias e também é uma das responsáveis pelo mau hálito.

Ou seja, escovar os dentes e passar o fio dental após a ingestão de alimentos e líquidos são os cuidados mínimos que qualquer pessoa deve ter com a sua saúde bucal. Mas não dá para esquecer que a língua também precisa de limpeza.

O órgão participa ainda de estímulos funcionais associados ao desenvolvimento da face. Isso significa que certos movimentos modificam estruturas ósseas e reposicionam seu crescimento.

Limpe a língua

Nos supermercados, farmácias e estabelecimentos que comercializam produtos dentários, existem materiais especiais para a assepsia da saburra lingual. Os raspadores de língua têm a forma similar a da vogal U e não costumam permitir a ânsia de vômito durante o uso.

Várias escovas de dente têm esta função no lado inverso das cerdas. No entanto, elas não têm alcance para atingir o início do membro, lá perto da garganta, como o raspador.  Eles não são caros e podem melhorar, e muito, a saúde da sua boca. Se preferir, converse com seu dentista sobre o assunto.

lingua-doutissima-iStock getty images

O tamanho da língua pode variar bastante de uma pessoa para outra. Foto: iStock, Getty Images

As anomalias da língua

Cada pessoa tem um formato de língua diferente. Algumas têm traços tão marcados no membro que são chamadas de geográficas, pois parecem as indicações de um mapa.

Também existem outras anomalias específicas da região. A microglossia, por exemplo, é caracterizada quando a língua é pequena demais. O oposto é chamado de macroglossia. A famosa língua presa, por sua vez, tem o nome científico de anquiloglossia.

Seja lá qual for a sua, quando consultar o seu médico ou dentista, fale sobre o estado desse órgão. A medicina oriental é reconhecida mundialmente por identificar carências do organismo e até mesmo patologias devido à aparência do membro.

Perceba que ela muda de cor quando você recém se alimentou ou quando está com muita fome. Quem sofre com aftas na língua pode investigar com um especialista clínico ou dentário esta situação.

Ao detectar que há algo de errado, peça uma consulta. Saiba de antemão que existem exames específicos, tanto morfológicos quanto funcionais, para auxiliar nos diagnósticos e tratamentos possíveis.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!