Beleza > Moda

Guia da listra: como usar essa estampa e ficar na moda

Por Redação Doutíssima 13/09/2013

Ter uma blusa com listra no guarda roupa pode significar a garantia de vários looks. Essa estampa veio com tudo e promete ficar. Diferente do que é comum imaginar, ela não serve apenas para quem é magra. Independente do seu corpo, sempre tem um jeito de deixar o listrado harmônico.

Listra é tendência

Blusas, saias e vestidos de listras estão super na moda – sejam elas grandes ou pequenas. Primeiro foi a calça com listras verticais que virou febre, depois foi a vez da saia godê, que ganhou largas linhas horizontais. A queridinha da vez? A blusa listrada horizontal preta e branca.

As temporadas de moda mostraram que essa é uma tendência que veio para ficar. Muitas marcas apresentaram modelos mais sóbrios e usaram listras mais finas, sempre na combinação clássica de preto e branco. Uma grande aposta são os modelos mais justos, como a saia lápis regular ou em corte assimétrico.

Outra peça básica que também virou tendência nessa estampa é o vestido. Com um corte mais reto e gola redonda, traz um visual bem anos 90. Para este ano, os estilistas estão apostando em listras irregulares e não convencionais, em combinações de cores atraentes.

O visual foi incorporado em coleções de marcas ícones como Missoni, Prada e Marco de Vincenzo. As combinações claramente vão muito além das referências náuticas que todos nós conhecemos e amamos.

listra

O vestido listrado e na altura do joelho é tendência. Foto: iStock, Getty Images

Todo mundo pode usar listras

Sabe aquele tabu de que listra horizontal não é para qualquer pessoa? Hoje a moda consegue ser democrática e alguns truques de estilo possibilitam adaptar essa tendência para qualquer corpo. O importante é que você se sinta bem.

A ideia é compor um look usando outras peças que podem combater a ilusão de aumento das proporções do corpo. Veja algumas dicas de como fazer isso:

  • Adicione cor

Para tirar a atenção das listras, procure adicionar cor ao visual. Por exemplo, ao usar uma camiseta neutra com listras, invista em uma saia colorida. Listras preto e branco fazem uma combinação perfeita com vermelho ou rosa pink. Para alongar mais a silhueta, aposte em um salto alto.

  • Escolha um bom corte

Outra forma de deixar um visual totalmente harmonioso é ter outro item para combater o efeito de que o corpo etá desproporcional. Ao usar uma blusa de listras, procure um casaco ou blazer com bom corte, para ser usado por cima.

  • Não tenha medo de ousar

As listras entraram no hall das roupas versáteis, por isso não tenha medo de ousar. Pense na peça como você se usasse uma camiseta branca e combine com outras estampas e padronagens diferentes.

E aí, o que achou das dicas? Deixe o seu comentário! Também aproveite para conferir mais artigos sobre moda e fique por dentro das principais tendências.