Moda

Conheça soluções fáceis para alargar um sapato apertado

Por Redação Doutíssima 23/10/2013

Poucas coisas são tão desagradáveis do que passar um dia inteiro usando um sapato apertado, não é mesmo? Às vezes, aquele calçado lindo serviu perfeitamente na loja, mas, depois de usá-lo por algumas horas, você o percebe desconfortavelmente apertado, o que acaba machucando seus pés. Se isso aconteceu com você, tenha calma: existe solução para esse problema.

 

Problemas em usar um sapato apertado

 

Você sabia que muitas das doenças mais comuns nos pés estão relacionadas à escolha de sapatos, especialmente em mulheres? Uma pesquisa realizada pela American Orthopaedic Foot and Ankle Association revelou que mais de três quartos das mulheres tinham algum tipo de dor no pé. Isso não é surpresa quando se considera que a maioria delas usava sapatos que eram menores do que os seus respectivos números.

 

Outro estudo que confirmou esse entendimento foi publicado em 2013 pela organização Pés Sem Dor. A pesquisa constatou que 85% dos brasileiros sentem dores nos pés. Em muitos casos, essa dor tinha relação com a forma que pisavam no chão.

 

Um calçado que é muito apertado, muito solto, hermético, ou de formas diferentes das naturais, pode causar ou agravar problemas. Os mais frequentes associados a um sapato apertado são o pé de atleta, joanetes, bolhas, calos e unhas encravadas.

 

sapato-apertado

Sapatos podem machucar os pés e causar problemas se estiverem apertados. Foto: iStock, Getty Images

Sapato apertado: como resolver

 

Se você comprou um sapato apertado pela internet, apaixonou-se pelo modelo e nem pensa em trocá-lo, evite usar ele assim. Existem algumas maneiras eficientes de resolver este problema. Veja algumas delas a seguir.

 

1. Procure um sapateiro

 

Um forma bastante eficaz de alargar um sapato é pedir ajuda a um sapateiro de confiança. Ele possui vários recursos quem podem fazer o seu sapato novo entrar perfeitamente nos seus pés.

 

2. Use os sapatos em casa

 

Se você quer ser capaz de usar o seu sapato apertado por longos períodos, como durante todo o dia de trabalho ou em uma festa à noite, você vai precisar torná-lo mais confortável. Usar os sapatos em casa por períodos curtos vai ajudar a soltar o material e alargar os sapatos. Quando o sapato machucar o pé, é preciso tirá-lo.

 

3. Congele o seu sapato

 

Todos nós já ouvimos que a água se expande quando congela. Bem, congelando seus sapatos você também pode expandi-lo. Tudo que você precisa fazer é encher de água um saquinho plástico para cada pé.

 

Coloque o saquinho dentro do seu sapato, leve-o ao congelador e deixe lá até que a água congele. Depois disso, deixe-o descongelar, retire os sacos, e tente usar os seus sapatos. Se na primeira tentativa não funcionar, tente uma segunda vez.

 

4. Aqueça seus sapatos

 

Além do congelamento, o aquecimento do sapato apertado é outro método popular. Para fazer isso, basta colocar algumas meias grossas e depois calçar os seus sapatos.

 

Em seguida, use o secador de cabelo em uma temperatura alta e aqueça o sapato nas áreas onde ele é apertado. Esse método pode até não ser muito confortável, mas funciona.

 

5. Alargue o sapato com álcool

 

Pegue um frasco de spray e encha-o com um pouco de álcool. Depois, pulverize o interior de seus sapatos até que estejam levemente úmidos e coloque os sapatos em seus pés ou preencha com jornal. Na sequência, basta usá-los até que o álcool seque. Repita quantas vezes forem necessárias.

 

Você verá como é reconfortante usar o sapato que tanto gosta sem que isso cause calos nos seus pés.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!