A trombose é uma doença causada pela ocorrência de um trombo ou coágulo sanguíneo no interior de um vaso ou artéria. Isto prejudica o fluxo do sangue e provoca diversas complicações no organismo.
O corpo humano possui um sistema de coagulação que entra em ação toda vez que acontecer um sangramento no organismo. Quem garante que a perda de sangue não ocorra em excesso são as plaquetas, células sanguíneas que desenvolvem trombos ou coágulos em machucados ou cortes. Com o passar do tempo, os vasos prejudicados são recanalizados e o fluxo do sangue volta ao normal. O sistema de coagulação pode desenvolver alguns distúrbios, formando trombos onde não haveria necessidade. As pernas e pés são as partes do corpo mais atingidas pela trombose, podendo desenvolvê-la em artérias ou veias. Como os coágulos são moles, muitas vezes um pedaço deles pode se desprender de uma veia e chegar até os pulmões, através da circulação sanguínea. Quando isto acontece, o paciente pode ter sérios problemas de saúde, como embolia pulmonar ou até morte. O trombo também pode causar outras complicações sérias caso ele se forme em uma artéria, provocando a chamada trombose arterial. Este tipo de trombose pode provocar ataques cardíacos ou acidentes vasculares cerebrais (AVC). Esta doença é perigosa e deve ser tratada.
Sintomas da Trombose
Muitas vezes a trombose é totalmente assintomática – ou seja, não apresenta nenhum sintoma. Outras, ela provoca dores na região prejudicada, assim como um aumento da temperatura, inchaço, vermelhidão, podendo também tornar a pele dura. Frequentemente, a região atingida adquire uma cor arroxeada.
Causas
Pessoas fumantes, idosos e obesos são mais predispostas a apresentarem tromboses. Anticoncepcionais e outros medicamentos de reposição hormonal, ingestão abusiva de álcool e situações onde a pessoa não se movimenta durante muito tempo (como em longas viagens de avião ou carro) também são fatores contribuintes. Além destes fatores, a predisposição genética, cirurgias realizadas recentemente, altas taxas de colesterol e hospitalizações longas podem, igualmente, facilitar a ocorrência de uma trombose.
Tratamento
O tratamento a ser feito dependerá da idade e da saúde do paciente. Outros fatores influentes na escolha do tratamento são o tamanho, a região e a intensidade da trombose. O médico pode prescrever ao paciente medicamentos anticoagulantes ou realizar massagens pneumáticas alternadas.
Como prevenir a trombose
Algumas medidas devem ser tomadas quando os sintomas aparecerem ou quando existir uma pré-disposição ao desenvolvimento da trombose, como o uso frequente de meias elásticas – especialmente por pessoas que apresentam varizes. O cigarro deve ser diminuído – evitado, de preferência – tanto para auxiliar no controle de tromboses já existentes quanto para evitar o aparecimento de novas. Bebidas alcoólicas, alimentos gordurosos e fritos também devem ser evitados. Praticar atividades físicas (principalmente caminhadas) e movimentar frequentemente o corpo são outros fatores muito importantes para evitar a trombose. Mulheres com idade acima de 35 anos devem, se possível, interromper o uso de pílulas anticoncepcionais.
Saiba mais:
Saiba as causas de dores nas pernas e pernas pesadas
Como se livrar dos vasinhos nas pernas
O que causa o adormecimento das pernas?
Inchaço na perna pode ser grave: veja as causas
Conheça as principais doenças causas pelo fumo