A pancitopenia é a diminuição de todos os elementos celulares do sangue, ou seja, é a diminuição dos glóbulos vermelhos, dos glóbulos brancos e das plaquetas, sendo que a diminuição destes três elementos celulares é necessária para caracterizar uma pancitopenia. O que acontece aos portadores desta doença é uma alteração no processo de formação e desenvolvimento dos glóbulos e plaquetas do sangue, diminuindo as suas respectivas eficácias, e causando a morte celular na própria medula óssea. Normalmente a pancitopenia está associada com outras doenças e dependendo da sua gravidade o seu tratamento deverá ser feito a partir de certos medicamentos ou até mesmo através de um transplante da medula óssea (sendo esta última a responsável pela produção dos glóbulos vermelhos, dos glóbulos brancos e das plaquetas).
Sintomas da pancitopenia
Os principais sintomas da pancitopenia são:
– Palidez, cansaço intenso, fraqueza, falta de fôlego durante esforço (como por exemplo, ao subir escadas);
– Forte tendência a ter infecções, podendo ir de uma simples angina até a septicemia;
– Febre acompanhada de dores no corpo;
– Hematomas, hemorragias e manhas escuras na pele.
Causas da pancitopenia
A pancitopenia pode ser causada por doenças autoimunes, viroses, agressões na medula óssea causadas por diferentes tipos de câncer e doenças que alteram o bom funcionamento da medula óssea – estas duas últimas acabam diminuindo ou parando a atividade da medula óssea. Em casos mais raros a pancitopenia também pode ser causada pela carência da vitamina B12 ou de folato (ácido fólico e sais).
A pancitopenia pode estar relacionada à utilização de remédios anticonvulsivantes e também à utilização de antibióticos, assim como ela pode ser considerada como um efeito secundário possível da quimioterapia. Geralmente ela também está associada a doenças como: hiperesplenismo, síndromes mielodisplásticas, mieloma múltiplo, lúpus eritematoso sistêmico, AIDS, anemia megaloblástica, anemia aplástica, neoplasias hematológicas, síndrome hemafagocítica reativa e infecções.
Tratamento da pancitopenia
Em geral, no caso de pacientes com um quadro leve a crônico de pancitopenia, o tratamento é feito através do controle da doença, para assim tentar evitar possíveis transfusões sanguíneas, diminuir o risco de infecções e aumentar o número de anos com qualidade de vida. Nestes casos moderados, as transfusões de sangue podem ajudar a reestabelecer a quantidade de células do sangue, mas estas transfusões podem se tornar menos eficazes ao longo do tempo. Em casos mais graves, o transplante de medula óssea e terapia celular podem ser necessários para restaurar a capacidade da medula óssea de produzir as células sanguíneas. Estes tratamentos são geralmente mais eficazes para os pacientes mais jovens, pacientes em idade mais avançada podem também exigir a utilização de drogas imunossupressoras, ou drogas que estimulam a medula óssea.
Saiba mais:
Anemia ferropriva: sintomas, causas e tratamento
Anemia de Fanconi: sintomas, causas e tratamento
Anemia Hemolítica: sintomas, causas e tratamento
Anemia Perniciosa: sintomas, causas e tratamento
Anemia Falciforme: sintomas, causas e tratamento