Clínica Geral

Sinusite Bacteriana: sintomas, causas e tratamento

Por Redação Doutíssima 13/03/2014

Quando caem as temperaturas e o ar fica mais seco, o número de casos de sinusite bacteriana aumenta consideravelmente. Os consultórios médicos recebem inúmeras queixas de adultos e em especial crianças, ambos atacados pela doença. Saiba mais sobre a sinusite bacteriana.

sinusite bacteriana

 

O que é a sinusite bacteriana?

 

Normalmente, a sinusite é causada por infecções virais. A sinusite bacteriana é um tipo de sinusite causada por bactérias. Ela é uma inflamação nas vias nasais geralmente resultado de doenças como gripes, resfriados ou crises alérgicas. Após sofrerem com algumas dessas doenças ou sendo infectado por alguma bactéria, às mucosas nasais ficam sensíveis à proliferação de bactérias e se infeccionam. Os sintomas provocados pela sinusite bacteriana são os mesmos identificados nos outros tipos de sinusite, por isso não é evidente sua identificação inicial. Contudo, assim que detectado um quadro de sinusite, busque auxilio médico para receber o tratamento adequado e dessa forma evitar possíveis complicações no quadro clínico.

 

Causas da sinusite bacteriana

 

A principal causa identificada da sinusite bacteriana é a proliferação de bactérias nos seios nasais. Com isso, se instala um quadro de produção de secreções nessas áreas e as fossas respiratórias são inflamadas. Veja um pouco mais sobre o assunto na ilustração abaixo:

sinusite bacteriana

 

Sintomas da sinusite bacteriana

 

Como já foi dito, a sinusite bacteriana manifesta sintomas comuns de qualquer outro tipo de sinusite. São eles: dor de cabeça, febre, dor nos ossos do rosto, espirro, tosse seca, coriza frequente, secreções amareladas no nariz, dificuldade para respirar, coceira nos olhos, olhos lacrimejantes e avermelhados, tontura, congestionamento nasal, cansaço, rinite, mau hálito e mau cheio no nariz.

É importante ressaltar que a sinusite bacteriana tem uma maior complicação desses sintomas em relação à sinusite comum. Os sintomas simples podem piorar ao longo de 5 dias ou não se curarem mesmo após 10 dias. Nesse caso, é identificada a infecção por bactérias e deve ser começado o tratamento.

 

Tratamento para a sinusite bacteriana

 

Por se tratar de uma infecção causada por bactérias, o principal tratamento utilizado pelos médicos nos quadres de sinusite bacteriana é a ministração de antibióticos. Em alguns casos, as bactérias podem ser resistentes aos antibióticos e o tratamento fica mais complicado. O tratamento nunca deve ser interrompido antes do fina, mesmo que haja a melhora dos sintomas.

Para aliviar os sintomas ao longo do tratamento, o paciente deve tentar descongestionar as vias nasais por meios de atitudes simples. A lavagem das narinas com descongestionantes ou soro fisiológico se mostra bastante eficaz. Ocasionalmente, também pode ser usado nebulizador ou qualquer tratamento com vapores para amolecerem os mucos.

 

 

Fórum de Discussão Doutíssma tem como objetivo propiciar o compartilhamento e troca de experiências entre os usuários, além de ser fonte para a busca de informações e esclarecimentos de dúvidas sobre: SaúdeBelezaFitnessNutriçãoGravidezFilhos e Psicologia..

Clique aqui para se cadastrar!

 

Saiba mais:

Saiba mais sobre a nebulização para sinusite

Sinusite aguda: sintomas, causas e tratamento

Cura da sinusite: é possível? O que fazer?

Sinusite alérgica : Sintomas, causas e tratamento

Aprenda a fazer um remédio caseiro para sinusite

Conheça as causas da rinite alérgica

Rinite: Saiba como evitar reações alérgicas dentro de casa