A hora de ir no banheiro fazer o número dois é diferente para cada pessoa. Aquilo que pode ser a sensação de alívio para alguns, pode ser motivo de dor para outros. Mas não importa se é um momento difícil ou não, ninguém gosta de ficar encarando as próprias fezes no vaso sanitário, mas é certo que todos dão aquela olhadinha rápida antes de apertar a descarga. Pois continuem a fazer, as suas fezes podem dizer muito sobre a sua saúde – afinal, ela é resultado de tudo que você ingere.
Fezes saudáveis representam um sistema digestivo funcionando perfeitamente e uma qualidade ótima de alimentação. Confira como reconhecer se você tem fezes saudáveis:
Como reconhecer fezes saudáveis
Cor
Primeiramente, uma característica simples que todas fezes saudáveis possuem é a sua cor. Geralmente, elas possuem cor marrom com algumas tonalidades diferentes. Segundo o cirurgião gástrico e proctologista do Hospital Albert Einstein em São Paulo, Sidney Klajner , “As variações de cores ocorrem conforme o tipo dos alimentos, a quantidade de bile, produzida pelo fígado e que irá digerir as gorduras, e eventualmente alguma doença”.
As fezes enegrecidas, com uma textura de borra de café quer dizer que há um sangramento do aparelho digestivo, normalmente do estômago e as fezes com tons avermelhados sugerem sangramento do intestino grosso ou mesmo sangramento da região do ânus.
Segundo o médico gastroenterologista Guilherme Andrade, “Fezes amareladas e brilhantes podem indicar problemas do pâncreas que determinam dificuldade em se absorver gorduras, enquanto as fezes esbranquiçadas podem indicar problemas do fígado, como hepatite“.
Formato
Na maioria das vezes, o formato das fezes não indicam algum tipo de doença. “Entretanto, as fezes saudáveis no geral são cilíndricas a alongadas”acrescenta doutor Guilherme. Em casos de constipações crônicas, as fezes em “bolinhas” podem acontecer, podendo ser sintomas de diverticulites, colites ou algum tumor.
Odor
Obviamente cheiro de fezes não é dos perfumes mais agradáveis por aí, as fezes saudáveis não são diferente. Mas a intensidade do odor pode variar conforme nossa dieta. Por exemplo, um consumo de carne vermelha e alimentos condimentados pode causar fezes com odor mais acentuados.
Normalmente, as fezes saudáveis apresentam um cheiro característico, mas nada exagerado a ponto de interditar o banheiro! O doutor Klajner afirma , “O odor fétido pode indicar infecções ou inflamações, já que não há a completa digestão dos alimentos“.
Consistência
No quesito consistência, elas só vão determinar se o processo de evacuação está sendo demorado ou não. Segundo o proctologista Sidney “Fezes que demoraram dias passam a ter seu componente de água reabsorvido pelo organismo e, portanto, ressecam mais, ficando bastante endurecidas”.
Quando ocorre infecções intestinais, as fezes passam bem mais rápido e portanto não há uma absorção de água adequada, causando a diarréia. “A consistência ideal é de pastosa a moldável, devendo se adaptar ao canal do ânus sem machucar”, acrescenta Guilherme Andrade.
Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar!
Saiba mais:
Dez alimentos que ajudam na digestão
Problemas digestivos: Saiba como prevenir e tratar a gastroenterite viral
Problemas digestivos quando procurar um médico?
Médico mostra o que provoca os problemas intestinais e digestivos e como evitar
Conheça as 7 frutas que mais auxiliam o intestino a funcionar
Câncer no intestino: sintomas e tratamento