Os medicamentos anticoagulantes são geralmente chamados de diluidores de sangue. Na realidade, estes medicamentos, não deixam o sangue fino. Em vez disso, eles previnem o sangue de formar coágulos rapidamente ou facilmente. Coágulos sanguíneos podem ser perigosos, causando ataques cardíacos, derrames e até mesmo a morte. Caso você esteja tomando medicamentos anticoagulantes, seu médico pode aconselhá-lo a evitar alguns alimentos que podem interagir com a medicação. Estes alimentos são normalmente ricos em vitamina K – vitamina capaz de atuar na maneira em como seu sangue coagula. Por isso, antes de realizar qualquer mudança em sua dieta, consulte o seu médico.
7 comidas a evitar em caso de sangue fino
Verduras folhosas verdes
Embora sejam deliciosas e nutritivas, o consumo da vitamina K destas verduras deve ser controlado em casos de pessoas com problemas de sangue fino. São elas a rúcula, couve, folhas de mostarda, salsa, espinafre, folhas de nabo e folhas de trigo. Alfaces e chicória também possuem vitamina K, mas em quantidades menores.
Verduras crucíferas
As verduras crucíferas são aquelas da família Cruciferae ou Brassicaceae. Incluem a couve, a couve-flor, brócolis, nabos, brotos de bruxelas, rabanete e “wasabi”. Um número de vegetais folhadas, incluindo mostarda, rúcula, agrião, couve, e couve chinesa são também verduras crucíferas.
Grãos e lentilhas
Grão-de-bico e lentilhas podem ser desaconselhados caso você esteja tomando medicamentos anticoagulantes.
Fígado
O fígado possui grandes quantidades de vitamina K. Caso você sofra de problemas de sangue fino e esteja tomando medicamentos anticoagulantes, fale com seu médico antes de comer carne de vaca, carne de porco ou fígado de galinha, e outros produtos contendo fígado (como patês).
Ervas e temperos
O gengibre e a cúrcuma podem afetar a forma como seu sangue coagula, e por isso devem ser consumidos limitadamente quando você está tomando anticoagulantes.
Álcool
Muitas pessoas que sofrem de problemas de sangue fino consideram o álcool como inofensivo, pois ele não é uma “comida”. Porém, ele pode interagir com medicamentos anticoagulantes, logo, seu consumo deve ser diminuído. O médico pode recomendar que você evite todos os tipos de bebidas alcoólicas, ou apenas recomendar o consumo de apenas três doses por dia.
Outras alimentos
Se você sofrer de problemas de sangue fino, alguns alimentos podem conter mais vitamina K do que o ideal para você. Consulte o seu médico para saber se você pode comer morangos, algas marinhas, tofu e outros produtos feitos da proteína de soja, óleo de soja, cebolas verdes e folhas de chá verde. Somente o seu médico poderá autorizá-lo ou não a incluir estes alimentos em seu cardápio.
Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar!
Saiba mais:
Distúrbios do sangue: saiba o que eles podem causar para sua saúde
Entenda o que é hematologia e quais são as principais doenças do sangue
Como interpretar um exame de sangue
Doenças que impedem a doação de sangue
Mito ou verdade: doar sangue te deixa fraco