A saúde dos idosos depende também, e muito, do estilo de vida que se leva quando termina a juventude. E não estamos falando somente de alimentação ou exercícios físicos para ter um corpo saudável. Não basta apenas cuidar do corpo, é preciso cuidar também da mente. Manter uma vida social ativa se mostra fundamental para que o idoso viva mais e melhor. Para evitar a depressão e manter a saúde dos idosos em dia, vale inclusive continuar a trabalhar, desde que seja em uma atividade que lhes dê prazer e reconhecimento. Trabalhos voluntários são outras opções muito bem-vindas para quem tem mais de 60 anos.
Em um estudo feito pela Universidade de Chicago (EUA) no início deste ano, os pesquisadores identificaram que sentir-se totalmente sozinho pode antecipar a morte entre os idosos em 14% De acordo com a pesquisa, os idosos que mantém uma rede social e bons relacionamentos ativos são capazes de superar problemas e situações estressantes da vida na terceira idade.
A saúde dos idosos melhora quando eles tem uma vida social ativa. Segundo os pesquisadores problemas como a depressão, dificuldade para dormir, aumento na pressão arterial e queda da imunidade são consequência da sensação de solidão e inutilidade. Além disso, a visão e a audição do idoso isolado do mundo também acaba se deteriorando com o passar do tempo pela falta de contato social.
Sociabilizar: palavra chave na saúde dos idosos
O idoso que quer ser mais saudável e feliz precisa manter sua vida social ativa, mas isso nem sempre é muito fácil. Muitos idosos decidem mudar-se para cidades mais tranquilas quando se aposentam, mas isso pode se transformar em algo ruim para a saúde dos idosos, já que pode ocorrer a perda de contato com a família e os amigos. Ainda assim, há maneiras de mudar essa situação espantar a solidão.
1. Busque centros de ajuda a idosos. Muitas cidades, mesmo sendo pequenas, oferecem centros de auxílio ao idoso. Outras cidades tem organizações não governamentais que prestam serviços aos idosos. Nesses locais, o idoso encontra atividades físicas, passeios, atelies e apoio especializado. É uma boa maneira de fazer novos amigos pois muitos outros idosos se reúnem em busca do mesmo objetivo.
2. Ligue para aquele antigo amigo. Faz tempo que vocês não se veem? Busque contato com todos os seu antigos amigos. A vida seguiu e muita coisa acontecer, com certeza vocês terão muito assunto para conversar. Marque um jantar, convide seus amigos para irem à sua casa. Se precisar viajar para rever amigos ou familiares, qual é o problema? É ainda mais um divertimento para você.
3. O esporte faz bem para o corpo e alma. Para a saúde dos idosos ir de vento e polpa, é preciso praticar alguma atividade física. Quem sabe você encontra um club de natação, aulas de box ou seja qual for a atividade física que te dê prazer. Nessas aula, você poderá fazer novos amigos.
4. Porque não usar a internet? Esse novo meio de comunicação reúne um mundo de pessoas e de possibilidades. Entrar em contato com amigos e familiares por meio de rede sociais é uma ótima opção para manter ativa a vida social e melhorar a saúde dos idosos.
Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar!