Quando você fica estressado ou apresente um quadro de muita ansiedade, o seu corpo sofre tanto quanto a sua mente. Uma das partes mais afetadas é o sistema respiratório, que já não consegue trabalhar de acordo com o esperado nestas condições. Diante disso, se faz necessário que você saiba como controlá-lo melhor.
Você sabia que a maioria das pessoas usa apenas 30% de toda a capacidade pulmonar que têm? Isso demonstra que aquela respiração profunda não acontece em 70% da população, que não expande os órgãos respiratórios o suficiente.
Outro ponto curioso sobre estes fatos é que a respiração é a responsável por 80% da eliminação de toxinas do corpo. Exatamente por isso é importante que você preste mais atenção ao modo como respira.
Corrija a sua respiração
Durante as atribulações do cotidiano corrido, é mais comum para todo mundo descuidar do modo como sua respiração é feita. Ao invés de longos sulcos de ar, que vão oxigenar as células e relaxar o corpo, a respiração pode ser curta e ofegante, não conseguindo completar esse processo.
O Sudarshan Kriva é um tipo de técnica que envolve meditação, conhecimentos práticos de como lidar com a mente e emoções e controle da respiração. Quem já participou de aulas ou fez o curso relata que a sensação de paz vinda do controle da respiração é ótima. Também foram identificados níveis muito mais baixos de ansiedade.
Quer poder controlar sua respiração melhor, eliminar as toxinas do sistema e ainda ficar mais calmo? Siga estes três passos:
1. Sente em uma posição confortável, com as costas retas e as pernas cruzadas ou retas – é indiferente. Feche os olhos.
2. Inspire profundamente pelo nariz e segure por alguns instantes.
3. Expire também pelo nariz. Isso vai lhe acalmar.
Respiração alternada
Agora que você já está mais calmo, comece a praticar uma técnica que recebe o nome de respiração alternada:
1. Feche a narina esquerda com o dedo indicador e inspire pela direita. Segure.
2. Coloque o indicador sobre a narina direita e solte a esquerda, expirando calmamente por ela.
3. Alterne entre as duas, inspirando e expirando por ambas, por aproximadamente cinco minutos.
Esse tipo de respiração auxilia a equilibrar o corpo e oxigena as células. Essa técnica pode ser utilizada duas vezes por dia. É bom fazê-la assim que você acordou, para energizar o corpo e antes de ir dormir, para relaxar e acalmar a mente.
Benefícios à pele
Você sabia que a respiração, além de tudo o que já foi citado, também faz bem para a saúde da pele? Sim, respirar direito deixa as pessoas mais bonitas.
Quando a oxigenação completa das células ocorre, a pele se mantém jovem e luminosa por mais tempo. Fazendo exercícios de relaxamento e respiração, mais antioxidantes são liberados no sangue. Essas substâncias são as responsáveis por retardar o envelhecimento não só da pele, mas do corpo todo.
Se você está buscando mais qualidade de vida, não se esqueça de fazer os exercícios de respiração. Eles farão com você durma melhor, tenha mais energia para encarar o dia a dia e ainda ajudarão na manutenção do corpo todo.
Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar!
Saiba mais:
Como combater o estresse de todos os dias
Fuja do estresse e ganhe mais qualidade de vida
Desaceleração da rotina das crianças: saiba mais
Ansioso demais? Psicólogos dão a dica para saber quando é hora de procurar ajuda contra a ansiedade
Por uma vida mais tranquila: conheça os alimentos funcionais que ajudam a combater a ansiedade
Guia da meditação em 3 minutos
Ter fé ajuda no tratamento de câncer?
Aprenda a identificar a depressão infantil
7 lugares do seu dia-a-dia perfeitos para meditar
A força da natureza: saiba mais sobre os benefícios dos calmantes vegetais para o seu dia-a-dia
Pratique yoga na gravidez e sinta-se renovada
Menos estresse emocional boa memória: aumente seu potencial cerebral
Fuja do estresse e ganhe mais qualidade de vida
Saiba como lidar com o estresse nos dias de hoje