Se você é daqueles que gosta de um refrigerante, fique atento! Não se deixe levar pelos rótulos de refrigerante, que nem sempre trazem as verdadeiras informações ou, por vezes, podem induzir a interpretações equivocadas.
A bebida integra o grupo dos vilões da saúde e da dieta. Os rótulos de refrigerante que trazem inscrições como “light”, “zero” ou “diet” podem nos levar a imaginar que estamos ingerindo uma bebida altamente saudável e que não leva açúcar.
Quanto a isso, em parte, os rótulos de refrigerante não estão nos enganando, pois o produto pode não conter açúcar, mas terá edulcorantes artificiais. Assim, seu o consumo excessivo pode contribuir para que se ultrapasse a dose máxima diária recomendada para adultos.
Atenção aos rótulos de refrigerante
Além de possuir muitas substâncias artificiais em sua composição, seu valor nutricional é quase nulo e isto não está presente nos rótulos de refrigerante. Variações do tipo cola, em especial, contam com uma grande quantidade de fosfato, que em excesso provocam o enfraquecimento dos ossos por meio da liberação do cálcio.
Dessa forma, é facilitada a incidência de doenças ósseas, como a osteoporose. A bebida ainda é rica em açúcar e, além de prejudicar a boa forma, propicia o surgimento de cáries, principalmente nas crianças.
Uma dica para quem busca cuidar da saúde é trocar o refrigerante por outra bebida natural, como os sucos e a água de coco. Os sucos são fontes de vitaminas, ou seja, não são calorias vazias como os refrigerantes.
Males que a bebida pode causar
Que os refrigerantes não fazem bem para a saúde, isto todo mundo sabe, mas o que eles realmente causam no organismo é algo desconhecido por muitas pessoas e não vem descrito nos rótulos de refrigerante.
Além de seu alto teor de açúcar, que eleva também o valor calórico da bebida, os compostos presentes nos refrigerantes, como sódio, corantes, acidulantes e conservantes podem oferecer sérios riscos à saúde a médio e longo prazo. Tomar refrigerantes pode aumentar o risco de ataques cardíacos e osteoporose, além da obesidade.
O ácido presente nos refrigerantes, usado para dar gás à bebida, ataca as células gástricas, causando azia e gastrite. Seu uso constante acidifica o conteúdo gástrico, provocando essa incômoda doença. Se não tratada adequadamente, a gastrite pode evoluir para úlceras estomacais.
Risco cardiovascular
Mesmo que a pessoa não ganhe peso, o refrigerante açucarado pode ser prejudicial para a saúde cardiovascular, especialmente para as mulheres. Então, fique atento aos rótulos de refrigerante.
As mulheres que ingerem bebidas adoçadas com açúcar estão mais propensas a desenvolverem níveis elevados de triglicérides (gordura no sangue). Esta gordura passa a envolver os órgãos, como o fígado, o que pode contribuir para risco elevado de doença coronariana cardíaca, diabetes tipo 2 e acidente vascular cerebral.
Outro problema que pode ser causado pelo consumo da bebida é a insônia. O alto teor de açúcar dos refrigerantes interfere com o ciclo circadiano e provoca insônia. Além disso, muitas bebidas têm elevados teores de cafeína. Vale lembrar que estes malefícios não estão presentes nos rótulos de refrigerante.
Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar!
Saiba mais:
Sabia que é possível controlar o peso a partir da alimentação diária? Saiba como!
20 Receitas deliciosas para quem tem intolerância a glúten. Aproveite para comer bem e sem medo!
Seque comendo: Conheça os 10 alimentos que aceleram o metabolismo para emagrecer.
Cardápio de café da manhã para quem não gosta de comer logo cedo
O que devo comer? Cardápio à base de 3 grupos de alimentos é essencial para manter a saúde
Café da manhã mais saudável : 6 cardápios de café da manhã saudáveis