A menopausa traz consigo uma série de mudanças hormonais, as quais simbolizam a perda da capacidade reprodutiva. A mulher na menopausa passa a apresentar uma série de sintomas físicos e emocionais, os quais têm capacidade de afetar a sua vida sexual.
Na menopausa, os ovários passam a produzir uma menor quantidade de estrogênio e de progesterona e essa diminuição pode levar ao aparecimento da osteoporose, de gordurinhas na cintura e, ainda, a pele e os cabelos podem perder o seu brilho. São muitos os efeitos das mudanças hormonais.
Já em razão de uma alteração que ocorre no hipotálamo, aparecem na mulher as ondas de calor, além da secura vaginal. Além disso, com a diminuição de dopamina e serotonina, aparece também a depressão.
Estas mudanças hormonais estão programadas para acontecer na vida da mulher por volta dos 50 anos, mas podem ocorrer até mesmo antes dos 40 anos, embora a menopausa seja mais comum entre os 45 anos e os 55 anos de idade.
Reflexos das mudanças hormonais
Com a chegada da mulher à menopausa, pode ocorrer tanto uma diminuição como um aumento do seu desejo sexual, a depender de cada caso. Algumas mulheres sofrem bruscas mudanças hormonais, as quais podem diminuir de forma importante a sua libido.
Já outras mulheres experimentam uma melhora da vida sexual e também de seu desejo com a parada do ciclo menstrual, pois não precisam mais se preocupar tanto com os filhos (que geralmente já estão crescidos) e nem com a possibilidade de uma gravidez indesejada.
Por outro lado, as mudanças hormonais na menopausa diminuem a lubrificação vaginal e a gordura localizada nos grandes lábios, o que gera um maior atrito da vagina com o pênis. Isto pode levar a machucar a parede vaginal e até provocar infecções, as chamadas vulvovaginites.
Por isso, é aconselhável usar cremes lubrificantes para evitar esse desconforto. É preciso estudar também a possibilidade de reposição hormonal, juntamente a um médico ginecologista ou endocrinologista.
A reposição ajuda na manutenção das características físicas femininas, prevenindo a ocorrência de pele e cabelos secos, mantendo as formas femininas e a sua voz. É uma maneira bastante utilizada de enfrentar as mudanças hormonais.
Problemas sexuais
Se, além das mudanças hormonais e físicas, surgirem certos problemas sexuais, como a inibição, a falta ou a dificuldade de a mulher chegar ao orgasmo, deve-se procurar o auxílio de um terapeuta sexual. Esse profissional poderá ajudar com orientações e técnicas para usufruir melhor da sua sexualidade na menopausa.
Além disso, é preciso entender a menopausa como uma fase psicológica delicada para as mulheres, em que alterações nítidas de comportamento podem ocorrer. Mulheres que já passaram por essa experiência e as pessoas que conviveram com elas são unânimes em reconhecer a manifestação de determinados sintomas, entre eles, a depressão e a labilidade emocional.
Mesmo aquelas que manifestam pequenas alterações comportamentais, queixam-se da mudança aparentemente sem causa do humor ou da vontade de chorar que sem explicação que as invade de uma hora para outra. Sendo assim, é recomendável procurar um psicólogo ou psiquiatra que possa orientar a mulher a superar os problemas de uma importante fase da sua vida.
Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar!
Saiba mais:
Como controlar os sintomas da menopausa
Conheça as principais causas da infertilidade feminina
7 perguntas e respostas sobre a infertilidade
Conheça os 4 hormônios do ciclo menstrual
Impotência: o que elas sentem quando eles não conseguem?
Dúvida: dormir mal pode causar impotência?
Homens: gengivas inflamadas podem causar impotência
Dúvida do leitor: O que é sexologia e quando eu sei que devo procurar um Terapeuta Sexual?
8 Alimentos afrodisíacos para melhorar sua vida sexual
3 Alimentos que vão aumentar seu desejo sexual
Ame-se: confira esses 10 truques para dar um up na auto-estima. Sinta-se mais amada por você mesma!