Cabelos

Conheça os remédios para queda de cabelo mais comuns

Por Redação Doutíssima 26/05/2014

Uma das maiores preocupações com relação ao cabelo, tanto para homens quanto para mulheres, é a queda dos fios. Diariamente, perdemos de 50 a 70 fios de cabelo, principalmente durante o sono, por causa da fricção no travesseiro, e na hora de lavar e pentear. A perda é, geralmente, considerada natural e muito comum segundo os dermatologistas. Quando o quadro se agrava, contudo, pode ser necessário recorrer a remédios para queda de cabelo.

 

 

Remédios para queda de cabelo

Perdemos diariamente entre 50 e 70 fios.

Sinais de alerta 

 

O problema começa quando a queda se acentua, ultrapassando mais de 200 fios. Assim, o cabelo começa a ficar mais curto, fino, frágil e com perda de cor. O resultado pode ser a calvície se instalando e os novos fios não mais compensam as perdas.

É sabido que 80% dos homens terão o problema até atingir 70 anos, assim como 30% das mulheres o terão até os 50 anos de idade. No entanto, atualmente existem remédios para queda de cabelo que podem auxiliar no tratamento.

 

 

calvice

Procure um especialista caso você perceba que a sua queda de cabelo excessiva.

 

Uso de remédios para queda de cabelo

 

O adeus à queda dos fios não é fácil, mas é possível ao fazer uso de remédios para queda de cabelo. Sem cura, a calvície ou a alopecia androgenética, que atingem tanto homens como mulheres, se manifestam de forma progressiva. Em caso de suspeita, é recomendado que se procure um dermatologista para obter mais chance de controlar o processo.

 

Existem somente duas formas de tentar bloquear a miniaturização dos fios e propiciar o crescimento de novos: medicamentos e cirurgia. Quem não obtiver resultado com remédios para queda de cabelo, pode recorrer aos microtransplantes capilares. Além de não existir tratamento em curto prazo, o paciente precisa compreender que a terapêutica deve ser contínua entre os 16 e 50 anos de idade. Neste período é que ocorre o processo de miniaturização, lembrando que as agressões entre 25 e 35 anos são as mais fortes.

 

queda capilar

O remédio para a queda de cabelo deve ser prescrito por um especialista.

 

Tipos de remédios

 

Ao adotar remédios para queda de cabelo, a administração varia de acordo com cada paciente, diante de suas características clínicas e pessoais. O tratamento deve sempre ser acompanhado por um médico. Conheça alguns remédios para queda de cabelo que podem ser usados na prevenção ou tratamento contra a calvície:

 

– Zymo HSOR: complexo enzimático que aumenta em 73% o numero de fios após 6 meses de tratamento.

– Minoxidil: melhora a circulação no couro cabeludo e retarda a queda do cabelo.

Finasterida: bloqueia a ação da DHT (um tipo de hormônio) sobre os receptores dos bulbos capilares dos fios predispostos à calvície.

– 17 Alfa Estradiol: indicada nos casos de diminuição da fase anágena na queda de cabelos por fatores hormonais.

– Xampu de cetoconazol: antifúngico usado topicamente no couro cabeludo para diminuir a população de fungos e o excesso de oleosidade.

– Revivogen: contém ingredientes naturais que reduzem a produção local de DHT, bloqueiam os receptores androgênicos e estimulam o crescimento capilar.

– Auxina tricógena: melhora o fluxo sanguíneo no couro cabeludo e as trocas intercelulares, fortalecendo a raiz e os fios.

– Follicusan: previne desordens funcionais do couro cabeludo.

– Hair Active: promove a renovação celular e a microcirculação.

– L-Carnitina: mantém o metabolismo energético em todas as células e estimula o crescimento capilar.

 

 

lavar cabelos

Lavar a cabeça com água quente não causa queda de cabelo.

 

Mitos sobre a queda de cabelo

 

– Lavar a cabeça com água quente faz cair os cabelos?

Mito. No entanto, em pessoas que apresentam dermatite seborréica, deve-se evitar a água quente, que estimula a produção de oleosidade, podendo piorar a doença e favorecer a queda dos cabelos.

 

– Usar boné faz cair os cabelos?

Mito. O uso do boné não faz cair os cabelos mas pode, em algumas pessoas que não tiram o boné da cabeça o dia inteiro, agravar condições como a dermatite seborréica, favorecendo a queda dos cabelos.

 

– Condicionador pode causar a queda dos cabelos?

Mito. Em pessoas sem tendência à queda de cabelo o condicionador não causará a queda dos fios. Entretanto, em pessoas com dermatite seborréica e queda de cabelo, deve-se evitar que o condicionador atinja o couro cabeludo, usando-o apenas no comprimento pois, nesses casos, o produto pode agravar a dermatite seborréica favorecendo a queda.

 

– Raspar o cabelo ajuda os fios crescerem com mais força ?

Mito. O crescimento capilar não é afetado pela poda. Após raspar, o cuidado capilar deve ser redobrado, utilizando-se xampus e produtos apropriados (nunca sabonte) pois a taxa de absorção de  toxinas pelo bulbo capilar é facilitada, podendo afetar o crescimento do fios.

 

– Queda é sintoma de estresse?

Mito . A queda pode estar relacionada com o estresse, mas nem sempre é o fator causal. Toda queda de cabelo deve ser cuidadosamente investigada e tratada de maneira direcionada, para não mascarar uma doença sistêmica metabólica (anemia, alterações hormonais etc).

 

 

 Saiba mais sobre remédios para queda de cabelos no vídeo abaixo:

 

 

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!