Saúde Mental

Dúvida do leitor: Como saber se sou ciumento? O que fazer para melhorar?

Por Redação Doutíssima 27/05/2014

Será que eu sou ciumento demais? Quem nunca se perguntou isso?! Todo mundo concorda que um pouco de ciúmes faz bem para a relação. Quando estamos com alguém e essa pessoa demonstra uma certa preocupação com você, a sensação é boa, demonstra um sentimento de proteção e cuidado. O problema todo é quando os ciúmes passam dos limites. Nessas horas a sensação passada para o parceiro não é o de proteção, mas o de sufocamento. A roupa, os amigos, os programas, tudo incomoda! Mas você pode se perguntar: como saber se sou ciumento em um nível desagradável? Confira nossas dicas para você detectar o excesso de ciúmes e conseguir melhorar essa situação.

sou ciumento

 

Como saber se sou ciumento? Como posso melhorar?

 

Você se sente ameaçado pela possível existência de “outro(a)”, demonstrando também um pouco de insegurança.Para se livrar dessas dúvidas, você precisa controlar constantemente a vida pessoal do seu parceiro. Tente se identificar: se sou ciumento, eu olho o celular do meu parceiro sempre que tenho a oportunidade, confiro os sms e últimas chamadas, checo os emails e as mensagens que troca nas redes sociais. Quando alguém liga pra ele(a) você precisa saber quem era e o que queria. Se ele(a) não te conta em detalhes, você logo desconfia e sempre acontecem brigas.

Os ciúmes excessivos implicam na falta de confiança no parceiro e você acaba se sentindo ameaçado por qualquer pessoa do sexo oposto que se relacione com ele(a). Tente se identificar: se sou ciumento, um simples elogio que meu parceiro faz ou recebe de outra pessoa é tomado como flerte. As brigas são constantes por causa daquela “amiga da trabalho” ou do “colega de faculdade”.  Se seu companheiro(a) tem amigos do sexo oposto, isso te incomoda.

sou ciumentoPara o ciumento, a vida social de vocês deve ser à dois e sair sozinho não existe. Tente se identificar: se sou ciumento, eu não permito que meu companheiro(a) saia sozinho. Fazer planos separadamente não é uma opção, muito menos programas coisas com amigos e te excluir. Você quer que estejam sempre juntos, para que todos saibam que um pertence ao outro.

 

Sou ciumento e preciso de ajuda!

 

O reconhecimento é o primeiro passo. Se você chegou até aqui é porque percebe que o excesso de ciúmes está minando a sua relação e pode acabar com ela. A maioria dos casos de ciúmes excessivos é causada pela baixo autoestima pessoal. Você precisa trabalhar sua autoconfiança para ter um relacionamento equilibrado. Converse com seu parceiro(a) e explique como se sente. Ele(a) também podem te ajudar te passando mais segurança. Uma ótima opção também é o auxílio psicológico com profissionais que te ajudarão a trabalhar a autoconfiança e autoestima, combatendo os ciúmes.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

 

Saiba mais:

Ciúmes no relacionamento: Esse monstro de olhos verdes. Psicanalista explica o lado bom e o ruim do ciúmes na vida a dois

Paquera virtual é traição?

Redes sociais influenciam diretamente na autoestima

8 Passos para deixar o ciúmes de lado

Dicas para vencer o ciúmes

Calma, brigar também pode ser normal! Confira 6 brigas de casal normal

Como evitar brigas com o seu marido