Clínica Geral

Fratura em crianças cura mais rápido? Entenda esse processo

Por Redação Doutíssima 20/09/2014

Um caso de fratura é definido como a interrupção na continuidade de um osso, que pode ser causada por quedas, impactos fortes ou movimentos violentos. O tempo de recuperação varia de acordo com o tipo de lesão e a capacidade de regeneração óssea do individuo. E, segundo especialistas, as crianças se recuperam destes casos com maior facilidade.

fratura

Saiba o que fazer para tratar casos desta lesão nos seus filhos. Foto: Shutterstock

O tempo de recuperação de uma fratura pode variar de 45 dias a seis meses. Enquanto uma criança se recupera em menos de dois meses, um idoso pode levar até um ano. Isso ocorre porque o osso da criança apresenta mais elasticidade e porosidade.

Outro fator que ajuda na regeneração rápida de uma fratura é o fato da criança estar em fase de crescimento e, desta forma, possuir maior capacidade de formação e desenvolvimento dos ossos.

Porém existem alguns aspectos negativos em relação a fraturas em crianças. A fratura causada em uma criança fica muito próxima à cartilagem de crescimento, podendo causar deformidades. Além disto, se a criança for muito pequena, pode ter dificuldades em aceitar o gesso, prolongando o tratamento.

O que fazer em casos de fraturas

O primeiro sintoma de uma fratura é a dor produzida pelo trauma. Se a criança sofrer essa lesão, ela não vai conseguir movimentar o membro fraturado. Caso ocorra nos membros inferiores, a criança evita colocar o pé no chão.

É normal que ocorra um inchaço minutos depois de ocasionada a fratura. Em alguns casos, podem surgir hematomas na pele, representando um sangramento interno.

Caso haja a suspeita de uma lesão séria em seu filho, a primeira coisa que você deve fazer é imobilizar o membro fraturado na posição em que ele está. Isso irá diminuir a dor e inchaço.

Se além da fratura também houver ferimentos, limpe com água corrente e soro fisiológico e cubra com um material limpo até chegar a um serviço de atendimento de emergência mais próximo. Se houver sangramento abundante, faça uma compressão na ferida para estancar o sangue.

Cuidados com casos de fratura

Geralmente a fratura é imobilizada com tala de gesso, gesso circular, gesso sintético ou aparelhos. Em crianças, o mais utilizado é o gesso sintético, ou seja, uma bandagem de resina. O gesso é utilizado para manter a posição ideal do osso, além de proteger o membro e aliviar a dor.

O fato de seu filho estar com gesso não quer dizer que o problema está resolvido. Existem alguns cuidados que devem ser tomados durante a recuperação. Caso a criança, mesmo com o gesso, apresente dor e desconforto acima do normal, deve-se procurar imediatamente o especialista.

Procure um ortopedista em casos de: dor intensa, acima do normal, progressiva, sem resposta ao uso de analgésico; inchaço dos dedos; palidez dos dedos ou extremidades roxas; dedos frios; formigamento ou alteração de sensibilidade; dificuldade para movimentar os dedos.

Sintomas como estes podem indicar uma compressão capaz de lesionar os nervos e músculos, podendo deixar sequelas graves caso não seja consultado um médico imediatamente.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!