Clínica Geral > Especialidades

Noctúria e enurese: saiba como controlar a urina durante a noite

Por Redação Doutíssima 05/06/2014

Muitas pessoas enfrentam dificuldades para controlar a urina durante a noite e o fato de levantarem da cama com frequência para ir ao banheiro interrompe o sono, prejudicando a qualidade deste momento tão importante para o organismo.

Quem não consegue controlar a urina durante a noite, pode sofrer de algum distúrbio importante e, ainda assim, ignorá-lo inicialmente. Também chamada de micção noturna, a enurese caracteriza-se pela urinação involuntária durante o sono. Esta doença é muito comum em crianças, mas também pode afetar homens com mais de 50 anos.

Procurar auxílio médico é essencial para buscar soluções de controle da micção. Foto: Shutterstock

Procurar auxílio médico é essencial para buscar soluções de controle da micção. Foto: Shutterstock

Já a noctúria, outro distúrbio comum entre aquelas pessoas com dificuldade para controlar a urina durante a noite, é justamente a necessidade de ir ao banheiro com frequência. Esta doença atinge uma grande parte da população.

Como controlar a urina durante a noite

Tanto a enurese quanto a noctúria têm tratamento, apontam estudos sobre o tema. Contudo, é preciso entender o que causa essa dificuldade em controlar a urina durante a noite. O aparecimento da noctúria em homens com mais de 50 anos pode estar relacionado ao aumento do tamanho da próstata. A condição é responsável por cerca de 20% dos casos da doença e a indicação é procurar um urologista. Isto ocorre porque o aumento da próstata acaba pressionando a uretra.

A outra causa conhecida da noctúria é a apneia do sono. Devido a grande força que a pessoa com apneia faz para respirar, ela tem 30% de chance de ter vontade de urinar e, assim, pode enfrentar dificuldades em controlar a urina durante a noite.

O tratamento da noctúria geralmente é eficaz, mas deve ser individualizado. O tratamento inclui medidas comportamentais, como a adequação da quantidade de líquidos ingeridos antes de dormir, a mudança do horário de administração dos medicamentos (como diuréticos), o tratamento de problemas como diabetes ou insuficiência cardíaca e o tratamento específico para problemas de próstata e bexiga.

Enfrentando a enurese

Após os cinco anos de idade, a enurese, na ausência de patologia urológica, clínica ou mental, é considerada como um transtorno enurético. Embora ela possa ocorrer durante qualquer fase do sono, é mais comum ver casos no primeiro terço da noite.

A causa da enurese em pessoas adultas pode ser hereditária, mas o primeiro sinal está na dificuldade de controlar a urina durante a noite. Entre outras causas, também pode ser citado o atraso da maturidade vesical, a produção inadequada de hormônio antidiurético durante a noite e o sono muito profundo.

Problemas orgânicos e emocionais são menos influentes na enurese noturna primária, mas se tornam relevantes na secundária e na diuturna. É indispensável a identificação da causa da doença para que seja realizado o tratamento adequado.

Adultos que já tiveram controle urinário e o perderam, com frequência são portadores de doenças que afetam o controle da micção, algumas delas tratáveis, o que pode reverter o distúrbio. Por outro lado, muitas situações não apresentam soluções tão favoráveis, necessitando esquemas mais mecânicos e medidas especiais de proteção e higiene.

Segundo especialistas, uma boa dica para pessoas que sofrem de noctúria e enurese é não ingerir altas quantidades de água e outros líquidos antes de dormir, nem ir para a cama pouco tempo depois de se alimentar.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

 

Saiba mais:

 

Mito ou verdade: dormir bem melhora a memória

Comer para dormir melhor: Conheça os melhores alimentos contra insônia

Ficar muito tempo sem dormir pode ser sinal de sonorexia. Conheça os sintomas, causas e tratamento

Não consegue dormir? Saiba como a melatonina pode ajudar no tratamento da insônia

10 Dicas para dormir bem todas as noites

Como programar uma boa noite de sono e acordar bem disposto

Doença do sono: sintomas, causas e tratamento