Cistos de tireoide ou nódulos císticos de tireoide são lesões parcial ou completamente preenchidas por fluido. São muito frequentes, podendo corresponder à metade dos nódulos tireoidianos. A maioria é assintomática e descoberta ao acaso, mas sintomas como dor ou sensação de aperto no pescoço também podem ocorrer, dependendo do tamanho da lesão.
De acordo com as células que os constituem, os cistos de tireoide podem ser benignos (adenoma) ou malignos (carcinoma, isto é, câncer de tireoide). Felizmente, a grande maioria destas lesões é benigna. Estima-se que apenas 2 de cada 100 nódulos císticos sejam malignos. Além disso, as lesões com um componente cístico maior, isto é, com mais fluido do que células, têm um risco menor de serem malignas.
Diagnóstico e tratamento dos cistos de tireoide
Na avaliação dos nódulos císticos de tireoide são fundamentais: a história clínica do paciente, a dosagem do TSH, a ecografia e a punção aspirativa com agulha fina (PAAF). Cistos de tireoide simples não precisam ser puncionados, pois são virtualmente sempre benignos. Nódulos císticos com componente sólido devem ser puncionados quando maiores que 1,5 ou 2 centímetros de diâmetro. Dependendo de suas características é preciso fazer também uma ecografia para afastar o diagnóstico de câncer.
O tratamento dos nódulos císticos de tireoide depende do resultado da PAAF. Lesões malignas devem ser retiradas através de cirurgia. Lesões benignas podem ter seu conteúdo líquido aspirado, serem operadas ou simplesmente observadas. Existe ainda a possibilidade de injeção de álcool dentro do cisto após a aspiração do fluido. Contudo, os estudos que avaliaram essa modalidade terapêutica são pequenos, mostraram uma taxa considerável de dor grave a moderada (20%) e acompanharam os pacientes por apenas 6 a 12 meses. Por isso, faltam ainda dados que possam comprovar a eficácia em longo prazo.
Se você tem qualquer lesão na tireoide, seja ela cística ou não, procure um endocrinologista para avaliação, diagnóstico e tratamento.
Fonte: www.drmateusendocrino.com
Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar!
Saiba mais:
Câncer de tireoide: tudo o que você precisa saber sobre a doença
Como controlar os sintomas da tireóide
Alopécia: doença provoca queda e até eliminação do cabelo
Queda de cabelo pode ser relacionado a problema de saúde
Sofrendo com o hipertireoidismo? Aprenda a controlar os sintomas e viva melhor
Doutor, será que tenho Hipotiroidismo?
Saiba tudo sobre o hipotiroidismo durante a gravidez: como lidar?