Quem busca uma pele bonita e saudável, sabe quanto os tratamentos estéticos podem custar caro. Uma alternativa que cabe em todos os bolsos é a máscara de argila verde, um poderoso agente de limpeza que, além de ser super barato, é perfeito para a higienização de peles normais e oleosas.
Composição da máscara de argila verde
A máscara de argila verde é rica em minerais, como cálcio, zinco, magnésio, ferro, potássio e fósforo. Esses agentes devolvem o equilíbrio natural da pele, já que auxiliam na redução e no controle da oleosidade, combatendo a acne.
Os benefícios para a pele acneica, porém, não param por aqui: a máscara de argila verde também atua na tonificação e possui ainda propriedades bactericidas, analgésicas e cicatrizantes.
Propriedades da máscara de argila verde
Cada argila tem suas propriedades específicas, mas todas elas têm o poder de limpeza. No caso da máscara de argila verde, a grande vantagem é seu alto poder adstringente.
É que os elevados índices de óxido de ferro e magnésio da máscara de argila verde fazem com que ela atue na oxigenação dos tecidos da pele, melhorando a circulação e removendo as toxinas que vão obstruindo os poros. Este peeling natural faz com que a renovação celular seja estimulada, proporcionando, assim, uma pele saudável.
Apesar de ser indicada para peles oleosas, a máscara de argila verde não tem contraindicação e pode ser usada por pessoas de qualquer idade e com qualquer tipo de pele.
Como fazer uma máscara de argila verde em casa
Quase todos os centros estéticos do país oferecem tratamento com argila verde. Mas a máscara de argila verde pode ser feita em casa, toda semana, sem qualquer mistério. Principal componente, a argila verde em pó é facilmente encontrada nas farmácias e nas casas de produtos naturais. Confira um passo a passo para fazê-la por conta própria:
1. Tenha em mãos, para começar o tratamento, um pote de vidro ou plástico, uma colher de plástico ou madeira, e um pincel para a aplicação da máscara. Jamais utilize produtos de metal, que podem ocasionar perda das propriedades benéficas durante o processo.
2. Misture uma colher de argila e um pouco de água mineral, e mexa até formar uma pasta. Caso seja necessário, adicione ou argila ou água, até que a mistura fique uniforme.
3. Lave o rosto com um sabonete neutro, antes da aplicação.
4. Comece a passar a mistura com a ajuda de um pincel, ou até mesmo com as mãos, em movimentos ascendentes, mas evite a região dos olhos.
5. Deixe agir por 20 minutos.
6. Lave o rosto água morna em abundância.
7. Pronto, o tratamento está concluído. Simples, não?
Outros benefícios da máscara de argila verde
Além de ter ótimos resultados para a limpeza da pele do rosto, a argila verde pode ser usada em outras partes do corpo. Seus componentes estimulam a circulação sanguínea e a eliminação de líquidos, e atacam outros problemas, como a celulite e a gordura localizada.
A argila verde também pode ser usada nos cabelos, pois auxilia na oxigenação do bulbo capilar e funciona como um xampu antirresíduos devido ao seu poder sequestrante.
Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar!
Saiba mais:
5 Dicas para escolher o protetor solar corretamente
Base com protetor solar e protetor com cor de base: qual a diferença?
Proteção para a pele: veja dicas importantes sobre o uso de protetor solar
Sol e vitamina D: aliados naturais da sua saúde
Como tomar sol no verão sem estragar a pele