Zen

Meditação transcendental ajuda a relaxar e a alcançar harmonia que você precisa!

Por Redação Doutíssima 23/07/2014

A técnica da meditação transcendental é baseada na sabedoria antiga de yoga. Mas não é preciso pesquisar muito para aplicar esse conhecimento na sua vida e obter diversos benefícios à saúde.

O que é a meditação transcendental

Entre os sábios na Índia, a meditação tem sido praticada há milhares de anos. A técnica indiana de meditação começou a ser difundida no mundo a partir da década de 50. Antes de sua morte, um mestre famoso no norte da Índia, Brahmananda Saraswati – chamado de Guru Dev por seus discípulos – atribuiu a um de seus alunos a tarefa de não apenas manter a técnica viva, mas também a levar para outros lugares.

meditação-transcendental

Meditação transcendental é capaz de ativar sistema nervoso e níveis hormonais. Foto: Shutterstock

O aluno cumpriu o prometido. Maharishi Mahesh Yogi viajou com a técnica da meditação transcendental para os EUA e para a Europa. Dez anos mais tarde, ficou famoso no mundo todo por ter se tornado o guru dos Beatles. A partir daí, a técnica se difundiu entre as celebridades e ganhou mais praticantes em todo o planeta.

Meditação transcendental no dia a dia

Conheça mais sobre a meditação transcendental e veja como ela pode ajudar:

Aqui está a essência da meditação transcendental: durante 20 minutos, duas vezes por dia, você senta confortavelmente, com os olhos fechados, enquanto silenciosamente, e sem mexer os lábios, repete um mantra.

A ideia é que a prática regular pode ajudar a se sentir menos estressado, mais focado no aqui e agora, e mais sintonizado com o seu corpo e sua mente. Mais de 350 estudos científicos já foram realizados nos últimos 30 anos sobre seus efeitos. Estas pesquisas confirmaram vários benefícios à saúde desta prática. Isso porque a meditação transcendental ativa o sistema nervoso e os níveis hormonais, oferecendo um profundo relaxamento para o nosso corpo e mente.

Assim, como resultado, nosso corpo e mente já não reagem de forma exagerada a situações estressantes. A carga sobre o coração, vasos sanguíneos, sistema digestivo e outros órgãos vitais é eliminada. Com isso, a qualidade do sono melhora e também diminui o risco de adotar hábitos ruins, como fumar, beber, usar drogas ou sofrer de compulsão alimentar.

Mais benefícios da meditação transcendental

Reduz o risco de doenças cardíacas e AVC: um estudo publicado na revista Circulation descobriu que praticar essa meditação pode reduzir a pressão arterial, além de diminuir o risco de ataque cardíaco ou acidente vascular cerebral. Além disso, também poderia reduzir o risco da doença de Alzheimer, através da comunicação entre as diferentes partes de seu cérebro.

Melhora a produtividade e criatividade: se você está lutando para chegar a uma solução para um dilema difícil no trabalho ou precisa de uma nova ideia para impressionar seu chefe, a prática da meditação pode te ajudar a ter uma clareza de espírito, necessária para romper as barreiras mentais.

Ajuda a perder peso: a meditação transcendental também ajuda a atenuar os seus desejos por comida, uma vez que equilibra o seu estado mental e físico. Em outras palavras, você vai estar mais em sintonia com seu corpo e com o que ele precisa. Você será mais capaz de diferenciar “estou com fome” de “estou ansioso”.

Previne o envelhecimento: uma pesquisa publicada no International Journal of Neuroscience descobriu que os indivíduos com uma média de idade de 50 anos, que vinham praticando a meditação transcendental por mais de 5 anos, tinham uma idade biológica 12 anos mais jovem do que sua idade real.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!