Zen

Veja como alcançar a transformação por meio do altruísmo

Por Redação Doutíssima 04/06/2015

Em uma sociedade em que cada um pensa somente em si, praticar a filosofia do altruísmo pode ser uma maneira de se sentir melhor no dia a dia. Solidariedade e respeito ao próximo são alguns valores que acabaram subestimados no século XXI. Se você se sente preso na realidade e incapaz diante de injustiças, essa forma de pensar pode ser positiva.

 

O altruísmo representa uma escolha de vida. Sua proposta é fazer com que as pessoas olhem umas para as outras com um sentimento de generosidade, espalhando um amor fraterno e universal. A filosofia parte do princípio de que todos os homens são seres naturalmente bons e generosos, independente de sua religião.

altruismo

A filosofia altruísta pode fazer as pessoas serem menos egoístas no dia a dia. Foto: iStock, Getty Images

Entenda os benefícios do altruísmo

Adotar uma postura altruísta representa uma forma de tornar o mundo um lugar mais agradável. Essa é uma constatação científica: fazer o bem faz bem. Um estudo realizado pela Universidade da Califórnia (EUA), divulgado em 2014, indicou que jovens que praticam boas ações têm menos riscos de depressão e melhoram sua saúde mental.

Alcançar a filosofia altruísta é um processo contínuo. É preciso desenvolver o olhar cuidadoso em relação ao próximo, através de pequenas ações individuais e coletivas que beneficiam os outros.

A doutrina budista possui um termo para o mais elevado estado de altruísmo: chama-se bodhichitta. Quando a pessoa atinge esse nível de solidariedade em relação a todos os seres vivos, seu espírito fica em paz.

No dia a dia, a postura altruísta pode ajudar a enfrentar tendências negativas e impulsos destrutivos. Há várias formas de aplicar essa filosofia em situações cotidianas. O trânsito é um bom exemplo. Você não acha que a solidariedade e a bondade poderiam torná-lo menos caótico e, até mesmo, mais seguro?

Diversos sociólogos e filósofos apontaram que a solução para a paz mundial pode estar nessa filosofia. No artigo “Altruísmo – uma revolução”, o jornalista e poeta José de Paiva Netto aponta que, para isso, é necessário que coloquemos sempre um pouco de misericórdia e bom senso em nosso olhar e nossas atitudes para com o próximo, seja ele um indivíduo ou um país.

Saiba como alcançar o altruísmo

O respeito pelos valores humanos é um preceito básico do altruísmo. Por isso, adotar essa postura em âmbito individual e coletivo significa contribuir para uma harmonia sustentável.

 

Isso implica em lembrar que, atualmente, um quarto da humanidade vive na extrema pobreza e que o ser humano é o principal agente de impacto no meio ambiente, que possui recursos finitos. Mas como devemos nos posicionar diante dessas injustiças?

 

O monge budista Matthieu Ricard indica que, ao demonstrarmos mais consideração pelos outros, poderemos desenvolver uma economia solidária. Dessa forma, as finanças estarão a serviço da sociedade, e não a sociedade a serviço das finanças. Compreender isso é a chave para a transformação.

 

Assim, a consideração pelos outros é uma forma de começar a remediar a desigualdade e de trazer algum tipo de bem-estar à sociedade. Um olhar generoso pode garantir formas mais decentes de vida e um menor abuso do planeta. Adote essa postura e, aos poucos, você verá que seu espírito ficará mais leve e o mundo se tornará um lugar melhor.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!