Remédios Caseiros

Conheça remédios caseiros para aliviar a dor nas costas

Por Redação Doutíssima 22/10/2014

Sofrer de dor nas costas é considerado uma condição de pessoas idosas, mas pode acontecer com qualquer um. Esse incômodo pode ter várias origens e é sempre desgastante. Para amenizá-lo sem recorrer a fármacos analgésicos, você pode tentar algumas soluções naturais.

dor-nas-costas

Analgésicos naturais podem ajudar a aliviar as dores nas costas. Foto: iStock, Getty Images

Origem da dor nas costas

A região das costas é composta por uma estrutura complicada de ossos, articulações, ligamentos e músculos. Lesões esportivas ou acidentes podem levar à torção nos ligamentos, o que fará você sentir dor nas costas na hora de realizar o mais simples dos movimentos.

Além disso, a artrite, a má postura e a obesidade também podem originar, ou então complicar a dor nas costas. Este problema ainda está relacionado com doenças de órgãos internos, como pedras nos rins, infecções renais, formação de coágulos sanguíneos ou desgaste dos ossos.

Remédios naturais para aliviar a dor nas costas

Se a dor é muito aguda e prejudica a execução de suas atividades diárias, o ideal é procurar um médico para identificar a origem do desconforto. Mas se você tem uma dor nas costas branda, há uma série de alternativas caseiras que podem ser adotadas para acelerar a melhora. Veja algumas:

Vitamina D e cálcio

Para aliviar a dor nas costas, você deve aumentar a sua ingestão de vitamina D e cálcio. Consuma mais alimentos que contenham esses elementos preciosos, ou então tome suplementos específicos. Você ainda pode obter a vitamina tomando as quantidades adequadas de luz solar.

A vitamina D é conhecida por fortalecer os ossos e é também eficaz na prevenção da osteoporose. Pesquisas demonstram que o seu consumo regular pode reduzir os espasmos da parte inferior das costas. A vitamina D ainda aumenta a absorção de cálcio, que é o principal componente dos ossos.

Compressas quentes e frias

Usar algumas compressas quentes e frias pode ser muito eficaz no tratamento de dor nas costas. Elas aliviam as dores, estimulando os nervos da área. Você pode usar toalhas quentes ou compressas de gelo – teste os dois métodos e veja o que é melhor para você.

Analgésicos naturais

Os medicamentos tradicionais podem proporcionar o alívio temporário da dor, mas não devem ser usados ​​durante longos períodos de tempo, uma vez que podem causar vários efeitos colaterais, levar a danos gastrointestinais e causar vício.

Felizmente, a natureza nos proporciona muitos analgésicos naturais que são muito eficazes no alívio da dor e para reduzir as inflamações. A garra-do-diabo, arnica, boswellia, cúrcuma, bola-de-neve e erva-de-são-cristóvão são apenas algumas das muitas ervas que podem ajudar a se livrar da dor nas costas de uma forma natural. Elas estão disponíveis em forma de cápsula ou in natura.

Se você seguir cuidadosamente estas estratégias mencionadas, certamente vai conseguir se livrar de sua dor nas costas. Se a dor persistir, é absolutamente necessário consultar o seu médico.