Pele

Clareamento de pele: busque técnicas seguras e eficazes

Por Redação Doutíssima 15/10/2014

As manchas escuras na pele são um problema comum, que pode surgir por diversos motivos. Esteticamente pode incomodar na hora de se olhar no espelho, e por isso muita gente procura técnicas de clareamento de pele para que as áreas manchadas fiquem da mesma coloração que as demais partes do corpo.

 

Há muito receio, no entanto, quanto a técnicas artificiais, que podem não ser muito seguras. As alternativas são os inúmeros métodos naturais para clareamento de pele, que podem ser feitos em casa. É só seguir à risca a receita e aproveitar os resultados.

clareamento-de-pele

Soluções caseiras podem eliminar as indesejadas manchas escuras da pele. Foto: iStock, Getty Images

Tônico para clareamento de pele

 

Entre os muito ingredientes que auxiliam no clareamento de pele estão o ácido glicólico, vitamina C, vitamina A e a vitamina B3, que é a niacina.

 

Nossa receita é de um tônico clareador que possui niacina e é bem fácil de fazer em casa. Veja como preparar:

 

Ingredientes:

– 1 colher (chá) de niacina em pó

– 2 colheres (chá) de glicerina pura

– Água destilada ou água de rosas

– ½ colher (chá) de vitamina E.

 

Modo de preparo:

 

Em uma vasilha, coloque a niacina. Em seguida, adicione a água destilada ou de rosas. Misture bem e depois acrescente a glicerina. Por último, coloque a vitamina E na mistura.

 

Esse tônico dura até seis meses, desde que fique em um pote com tampa em um local arejado. Sempre que for usar, dê uma misturada, já que a niacina, quando fica muito tempo parada, não dissolve direito. Você pode utilizar essa receita uma vez por mês ou de quinze em quinze dias.

 

Mas lembre-se que clareamento de pele é um processo lento e é preciso ter paciência e disciplina. Apenas seguindo o tratamento com rigor você terá bons resultados.

 

Clareamento de pele com peeling químico

 

Outro procedimento que pode auxiliar a acabar com as manchas escuras na pele é o peeling químico, um método bastante indicado para qualquer pessoa. Esse tratamento utiliza ácidos alfa-hidroxi, cujo uso é recomendado para clarear manchas.

 

O peeling químico funciona queimando a camada superior da pele danificada, removendo células mortas e estimulando o crescimento de novas. Assim sua pele fica mais clara e saudável, sem dano algum. Para bons resultados, é muito importante que esse procedimento seja feito por um profissional de confiança.

 

Como no tratamento anterior, é preciso paciência. O peeling químico é realizado em sessões, por isso, os resultados só aparecem se forem feitas com uma certa frequência. Fazendo as sessões regularmente, é possível obter um clareamento de pele de qualidade. São necessárias pelo menos 10 sessões para ter a pele clara.

 

Prevenção é o melhor remédio

 

O ideal, no entanto, é prevenir o aparecimento de áreas escurecidas na pele, para que esses tratamentos não sejam necessários. O principal é evitar a exposição prolongada no sol. Quando isso não for possível, passe sempre um protetor solar com FPS acima de 30, principalmente no rosto. Esse cuidado deve ser tomado até mesmo quando estiver nublado.

 

Por fim, não use desodorantes ou cremes com álcool, prefira sempre a depilação com cera ou a laser, use roupas leves e soltas e não esprema espinhas ou cravos.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!