Esporte

Críquete pode virar treino para definir pernas com o exercício Leg Spin

Por Redação Doutíssima 11/09/2014

Você sabe como se joga críquete? Ou melhor, você sabe o que é o críquete? Muito mais comum em países de colonização britânica dos que nas Américas, este esporte envolve times, campo, tacos e bola. O que o Brasil apresenta de mais parecido dentro dessa modalidade é o que chamamos de jogo de “taco” ou de “bete”.

Críquete define músculos

No entanto, o críquete conta com alguns movimentos específicos que podem inclusive ser úteis para a definição muscular do corpo.

críquete

Tradicional esporte britânico trabalha a musculatura do corpo. Foto: Shutterstock

Um exemplo disso é o leg spin. Há quem pense que por trás desse nome se esconda algum tipo de exercício de academia ou pilates. Na verdade, o leg spin faz parte do críquete uma vez que é o nome dado para um tipo de arremesso feito durante o jogo. Semelhante ao arremesso de bola de beisebol, o objetivo é jogar a bola reta, e depois fazer com que ela se curve para trás depois de quicar. Veja como:

Arremesso de bola no críquete

– O primeiro movimento necessário para o leg spin está em segurar a bola com seus dedos indicador e médio envolvendo a bola, como se você fosse fazer um sinal de “dois” ou “paz e amor”. Feito isso, então é a hora de posicionar o dedão sobre a bola em oposição aos dois dedos. Essa é a pegada básica para o leg spin.

– Coloque seu dedo anelar contra a lateral da bola enquanto aplica a pegada já apresentada anteriormente. Você usará esse dedo para girar a bola enquanto você a solta durante o arremesso.

– Comece o arremesso com o dedão – e os dedos opostos ao dedão – posicionado nas laterais da bola, e seu dedo anelar na parte de baixo. Imagine que você está segurando um copo de vidro para doses bem grandes em sua mão com o dedão e os dois primeiros dedos na lateral do copo e o dedo anelar embaixo para apoiá-lo.

– Jogue com força. Gire sua mão antes de você soltá-la, de maneira que a parte de trás dela fique voltada para você. Isso girará a bola, fazendo com que ela se desvie da rota depois que quicar.

Críquete trabalha também as pernas

No entanto, ainda que a movimentação seja mais relacionada aos membros superiores devido à necessidade de técnica de arremesso, o leg spin executado no críquete é o ideal para trazer tonificação para as pernas.

Em primeiro lugar devido à força de explosão. Para que o arremesso seja bem executado, é preciso uma estrutura sólida. E nisso as pernas são trabalhadas em toda a sua extensão – desde panturrilha até as coxas.

Esse trabalho com a repetição tende a não somente fortalecer as pernas, e o abdômen – além dos braços – mas também, como é típico da pratica frequente de um exercício físico, com o tempo passa a aparecer a definição muscular dos diferentes grupos dos membros inferiores envolvidos. Por isso, se você busca pernas torneadas e fortes, o críquete pode ser uma ótima opção.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!