Apesar de não ser muito conhecido no Brasil, você já deve ter ouvido falar do badminton durante as Olimpíadas, não é mesmo? O que você ainda não deve saber é que este esporte pode trazer muitos benefícios para a sua saúde.
Tradicional no Sudeste Asiático, é um esporte fácil de aprender. Sim, a maioria dos jogadores adquire rapidamente a habilidade para bater a peteca sobre a rede e desafiar um amigo. Além disso, as raquetes são leves, o que significa que é o esporte ideal para crianças pequenas.
Esses elementos tornam o esporte acessível, independentemente da idade do jogador ou da habilidade.
Badminton trabalha todo o corpo
Se você joga badminton, estará exercitando todo o corpo, consequência da grande amplitude de movimentos nesse esporte. Por isso, os benefícios começam com os músculos e se estendem até os órgãos internos – o coração e os pulmões.
Benefícios do badminton à saúde
– Melhora da aptidão física
Entre a corrida e a batida na peteca, jogar badminton ajuda a queimar a gordura corporal. Um jogo de hora queima cerca de 450 calorias, mas você nem irá sentir toda essa atividade física, já que o jogo é muito divertido.
– Ajuda a desenvolver habilidades
O esporte melhora a velocidade, o reflexo, a inteligência e a produtividade. É um jogo rápido, então os jogadores precisam estar atentos o tempo todo. Além disso, é preciso criar estratégias para ganhar o jogo.
– Aumenta o tônus muscular
É um exercício fantástico para as pernas e os músculos do abdômen. E, é claro, o braço e o músculo das costas, principalmente no lado que você mantém a sua raquete.
– Traz benefícios psicológicos
Além do badminton promover a sua aptidão física, ele também ajuda a reduzir o estresse e a ansiedade. O exercício aumenta a endorfina, que contém os neurotransmissores de bem-estar do cérebro, e também pode melhorar o humor e o sono.
– Previne a osteoporose
A osteoporose é um dos problemas mais comuns em idosos e mulheres depois da menopausa. Esta doença pode ser prevenida ao praticar o esporte regularmente: esta atividade ajuda a ativar as células que formam os ossos.
O jogo também ajuda a assimilar o cálcio na matriz óssea, o que é importante para prevenir a osteoporose, independentemente da idade e sexo do indivíduo.
– Faz bem para o coração
O principal benefício para a saúde ao praticar este tipo de exercício regularmente é a redução do colesterol ruim e aumento do colesterol bom. Como o mau colesterol diminui o tamanho dos vasos sanguíneos, promovendo ataques cardíacos e derrames, a redução em seus níveis se traduz em vários benefícios para a saúde como um todo.
– É bom para a saúde em geral
Como acontece com todas as formas de exercício físico, o badminton pode reduzir ou eliminar o risco de muitos problemas de saúde, como pressão alta, diabetes e obesidade. Ele também pode reduzir o risco de doença cardíaca coronariana, reduzindo seus níveis de triglicerídeos.
Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar!