Esporte

Conheça as regras do polo aquático e seus benefícios para a saúde

Por Redação Doutíssima 30/09/2014

Você já deve ter ouvido falar no polo aquático, um esporte muito divertido que é ideal para os meses mais quentes do ano. De origens indianas, a modalidade evoluiu muito desde a sua criação original e tem influências do polo equestre, no rugby e no futebol.

Mas esse esporte olímpico célebre não é só rico em tradição, mas também podem oferecer muitos benefícios para a saúde. Veja nesse artigo como jogar o polo aquático e quais são as vantagens em praticar o esporte.

polo-aquático

Polo aquático é esporte que fortalece o sistema cardiovascular e a resistência. Foto: Shutterstock

Polo aquático: quais são as regras?

Muitas das regras de polo aquático são semelhantes a de outros esportes, como o futebol e o basquete. As faltas e os lances livres e o objetivo do jogo, ou seja, fazer gols, estão entre algumas das principais semelhanças. As suas regras são razoavelmente simples. Assim, se você está começando no esporte, confira algumas diretrizes básicas:

– Jogadores de polo aquático podem passar a bola para a frente, para os lados ou para trás.

– Os atletas não estão autorizados a tocar o fundo da piscina – com exceção do goleiro.

– A bola só pode ser manuseada apenas com uma mão de cada vez – com exceção do goleiro, que pode usar as duas mãos.

– Não há regra de impedimento real, exceto dentro de 2m da linha do gol do adversário.

– Cada jogador com a posse da bola tem 30 segundos para atirar. Se esse tempo expirar, em seguida, a bola é do time adversário.

Os benefícios para a saúde do polo aquático

O polo aquático é um esporte que pode fortalecer o sistema cardiovascular e aumentar a força e a resistência física. Durante um jogo, os atletas não podem tocar no fundo ou nas laterais da piscina, por isso, o corpo se mantém continuamente em movimento.

Além disso, os movimentos de agilidade e rapidez são necessários durante a partida e podem melhorar a flexibilidade de um jogador. Veja outros benefícios:

1. Emagrece

Jogadores nadam o equivalente a 4 quilômetros por jogo, sem tocar no fundo ou nas laterais da piscina. Por isso, o esporte pode melhorar a saúde cardiovascular de quem o pratica, assim como ajudar a queimar até 700 calorias por hora.

2. Força

Os atletas usam todos os grupos musculares para manter o corpo acima da água, enquanto enfrentam o seu oponente. Os músculos dos braços e pernas são fortalecidos e tonificados por meio da natação e outros movimentos.

3. Prevenção de lesões

A água em todo o corpo age como uma almofada sobre as articulações e os músculos, o que ajuda a suavizar a tensão colocada sobre o corpo. Ao mesmo tempo, fortalece os músculos ao redor da coluna, ajudando a proteger contra lesões.

4. Socialização
Essa modalidade pode ser um esporte para toda a vida. É menos estressante para as articulações e músculos de pessoas mais velhas ou que não podem fazer qualquer atividade física de alto impacto. Além disso, é uma ótima maneira de conviver com seus amigos e aos mesmo tempo melhorar a sua saúde.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!