Esporte

Ginástica olímpica para idosos é uma alternativa segura? Saiba mais!

Por Redação Doutíssima 09/10/2014

Já é senso comum que o exercício físico é benéfico em todas as idades e traz qualidade de vida aos idosos. No entanto, qual a modalidade certa para explorar? Será que é possível, por exemplo, encontrar uma aula de ginástica olímpica para idosos? Será que é uma opção segura?

A resposta é sim. Levando em conta que a ginástica olímpica possui várias modalidades, há sim uma modalidade para idosos – principalmente a ginástica rítmica, em que já é possível encontrar grupos específicos da terceira idade – que ajuda a controlar e evitar problemas de coordenação.

ginástica-olímpica-para-idosos

Esporte pode ser uma ótima opção para idosos prevenirem doenças. Foto: iStock, Getty Images

Benefícios da ginástica olímpica para idosos

Além disso, a ginástica olímpica para idosos apresenta benefícios típicos da prática de exercícios físicos regulares, como a diminuição da probabilidade de disfunções cardiovasculares, redução da pressão arterial e frequência cardíaca em repouso, diabetes, osteoporose, depressão e ansiedade.

A prática, além de combater o sedentarismo, contribui de maneira significativa para a manutenção da aptidão física do idoso. Isso pois a atividade vai influenciar na sua autonomia: ele vai começar a realizar atividades que há muito não realizava, podendo se tornar uma pessoa independente.

Como praticar ginástica olímpica para idosos

Um programa de ginástica olímpica para idosos, adequado em termos de modalidade e bem direcionado para esta idade, deve ter como meta a melhora da capacidade física, força, flexibilidade e equilíbrio, o aumento do contato social e a redução de problemas psicológicos como a ansiedade e a depressão.

Estes benefícios fazem da ginástica olímpica para idosos uma forma de promoção da saúde e qualidade de vida durante o processo de envelhecimento. Pessoas mais idosas – que, por algum motivo, não tiveram a chance ou motivação para praticarem a ginástica durante seu período de juventude – podem desfrutar dos benefícios dessa atividade física.

O trabalho de fortalecimento muscular é importante não só para a diminuição do declínio de déficit motor, mas também para a melhora da autoestima do idoso, causada pela independência funcional que a ginástica olímpica para idosos lhe trará.

Por isso, não perca tempo. Consulte um médico caso você esteja interessado em ingressar no mundo da ginástica olímpica para idosos – ou ajude o idoso motivando-o. Como? Levando ao médico, descobrindo a modalidade ideal dentro das limitações do corpo e ainda procurando um lugar que tenha profissionais capacitados.

Isso certamente vai ajudar o idoso a ter uma vida mais saudável e com motivação todos os dias.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!