Perder peso pode ser uma tarefa árdua. A constante necessidade de manter uma refeição balanceada, mas ao mesmo tempo com poucas calorias, pode ser um grande desafio. Diante desses obstáculos, a dieta dos shakes surge como uma ótima opção no auxílio para aquelas pessoas que desejam perder alguns quilos.
Conheça a dieta dos shakes
Os shakes são as bebidas destinadas a substituir as refeições. Mas para o professor de Endocrinologia da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, Dr. João Eduardo Nunes Salles, o emagrecimento prometido pela dieta dos shakes pode vir acompanhado da redução dos nutrientes, minerais e vitaminas importantes para o corpo.
Conheça nesse artigo quais são os impactos à sua saúde da dieta dos shakes e veja se realmente vale a pena.
Dietas dos shakes pode causar má nutrição
Confiar demais em shakes pode resultar na exclusão de nutrientes benéficos de sua dieta. Segundo o endocrinologista, existem nutrientes que não podem ser substituídos da nossa dieta.
“Devido à falta de substâncias, o consumo do shake pode causar desnutrição e a perda não só de massa gorda, mas também da massa muscular. Existem muitos produtos no mercado que não contemplam os macronutrientes, compostos por carboidratos, proteínas e gorduras. Além disso, eles podem ocasionar diminuição dos micronutrientes, que são as vitaminas e os minerais”, alerta Salles.
Além disso, a dieta dos shakes pode causar uma disparidade na taxa de nutrientes e causar a destruição do seu metabolismo devido ao seu baixo teor calórico. Quando você para de tomá-los, é possível que venha a ganhar peso rapidamente.
Outro efeito importante a ser considerado do uso dos shakes pode ser visto sobre os rins e o fígado, devido ao alto teor de proteína contida por alguns shakes de substituição de refeição. O uso dos shakes também pode levar a problemas intestinais, já que suas fórmulas não contemplam as fibras necessárias para o seu bom funcionamento.
Quando o shake pode ser uma alternativa
Apesar do consumo excessivo da bebida ou da dieta dos shakes feita por um longo período ter a possibilidade de causar danos ao organismo, Salles afirma que os shakes são uma opção para a perda de peso, desde que não sejam o único plano alimentar.
“Antes de consumir o produto, o indivíduo deve verificar quais são os componentes dessa bebida e se oferece as substâncias necessárias para o corpo humano. Outra questão é que ela não deve substituir todas as refeições. O interessante é substituir no máximo uma. Afinal, uma dieta saudável não deixa de lado a pirâmide alimentar”, lembra.
Por isso, a dieta dos shakes pode não ser uma boa alternativa, mas a bebida pode ser adotada por ser ótima forma de se manter na dieta naqueles dias em que a correria não permite uma alimentação balanceada.
“Existem pessoas que substituem o almoço por um salgado ou fast food, então, por que não tomar um shake? Há produtos no mercado que contemplam os macronutrientes, basta saber escolher”, conclui o endocrinologista.
Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar!