Remédios Caseiros

Faça remédios caseiros para amenizar o mau cheiro nas axilas

Por Redação Doutíssima 17/10/2014

Estamos acostumados a associar o mau cheiro nas axilas à falta de higiene. Então, quando alguém está com esse odor característico, logo pensamos que não tomou banho. É uma situação desagradável para ambos.

Mas o que pouca gente sabe é que esse problema nem sempre é fruto do desleixo – em alguns casos, pode ser consequência de uma doença chamada bromidose. Felizmente, o desodorante aerosol químico não é a única maneira de acabar com o mau cheiro nas axilas. Há métodos naturais e caseiros que podem combater essa condição.

mau-cheiro-nas-axilas

O cheiro ruim nas axilas pode ser causado pela doença: bromidose. Foto: iStock, Getty Images

Como acabar com o mau cheiro nas axilas

A bromidrose consiste na ação de micróbios que decompõem as células mortas da pele, causando o mau cheiro nas axilas. Além disso, diabetes, alcoolismo, determinados alimentos (cebola, alho, pimentas), alguns antibióticos e certos hormônios podem alterar o odor da transpiração, atribuindo-lhe características peculiares.

O mais indicado para acabar com esse problema, é, claro, redobrar a atenção na higiene pessoal. Além de lavar bem as axilas durante o banho, é importante que elas sejam bem secadas depois. Pode-se, inclusive, usar um secador de cabelo numa temperatura morna, para eliminar os resquícios de umidade, que favorecem a proliferação de microrganismos. Dê preferência aos sabonetes antissépticos e aos desodorantes anti-transpirantes e troque de roupas todos os dias.

Se, mesmo assim, o mau cheiro nas axilas persistir, há pequenos truques caseiros que podem ajudar você a eliminar de vez o desagradável odor. Seus ingredientes atuarão diretamente na causa do problema. Caso essas receitas não foram suficientes e o cheiro continuar, o ideal é consultar um dermatologista, uma vez que pode haver uma enfermidade mais séria.

Saiba como eliminar o mau cheiro nas axilas com remédios caseiros

Desodorante natural

Para prepará-lo, você vai precisar de 60 ml de hamamélis destilada, dez gotas de extrato de sementes de toranja, dez gotas de óleo essencial de cipreste e dez gotas de óleo essencial de alfazema. Coloque todos os ingredientes em um frasco vaporizador e agite bem. O desodorante natural deve ser aplicado nas axilas sempre que necessário.

Limão

Essa fruta cítrica tem um forte poder antisséptico, que pode eliminar as bactérias responsáveis pela proliferação dos odores. Antes do banho, passe metade de um limão nas axilas. Espere 10 minutos e depois tome seu banho normalmente. Repita esse procedimento por três dias – só não se esqueça de limpar bem as axilas para retirar qualquer resquício do limão.

Bicarbonato de sódio

É outro ótimo ingrediente para acabar com o mau cheiro nas axilas. Lave bem a região embaixo do braço e, em seguida, aplique um pouco do bicarbonato. Aguarde 20 minutos e lave o local novamente. Assim como no caso do limão, o recomendado é que o procedimento seja feito por pelo menos três dias, a fim de eliminar os odores de forma definitiva.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!


Sites parceiros