Remédios Caseiros

Aprenda a fazer remédios caseiros para hidratar a pele seca

Por Redação Doutíssima 16/10/2014

É a umidade natural da pele que a deixa com um aspecto macio e suave. Para uma pessoa não ter a pele seca, sua camada superior precisa ter um mínimo de 10% de água – mas preferencialmente entre 20% e 35%. São as glândulas sebáceas que produzem a camada oleosa – uma mistura complexa de ácidos graxos, ceras, açúcares e outras substâncias químicas naturais – que protege a camada exterior da nossa pele da evaporação da água.

A pele seca ocorre quando o organismo da pessoa tem uma deficiência na produção dessa oleosidade natural, fazendo com que a sua pele perca a umidade. Mas essa é uma situação facilmente revertida. Basta manter um ritual diário de atenção com a pele, que pode envolver remédios caseiros e naturais.

Máscaras faciais estão entre as soluções para acabar com a pele seca. Foto: iStock, Getty Images

Máscaras faciais estão entre as soluções para acabar com a pele seca. Foto: iStock, Getty Images

Como acabar com a pele seca

Um dos sintomas da pele seca é a coceira. Para a maioria das pessoas, no entanto, o principal deles é a textura escamosa e ligeiramente enrugada da pele. Essa condição pode piorar nos dias mais secos do inverno, especialmente quando a pessoa passa muito tempo em ambientes fechados.

Para combater a pele seca é preciso usar hidratantes específicos, evitar tomar banho com água muito quente e cuidar com o uso de produtos que possam agravar o ressecamento da pele. As nossas dícas são de máscaras naturais, muito eficientes para hidratar a pele e evitar o seu ressecamento.

Soluções naturais para hidratar a pele seca

Máscara de mamão e abacate

O mamão é uma fruta conhecida pelos seus benefícios ao sistema digestivo, mas é também muito eficaz para tratar da pele seca. Ela não apenas reduz a secura, mas também remove cicatrizes. Já o abacate possui vitaminas e antioxidantes que ajudam a melhorar a pele, de dentro para fora.

O teor de vitamina A do abacate também ajuda na manutenção e reparação da pele seca. Faça uma pasta com uma fatia de mamão, um abacate e uma banana. Aplique no rosto e deixe por 15 minutos. Você também pode fazer uma pasta de abacate e aplicá-lo em todo o rosto e corpo para nutrir a pele.

Máscara de pepino

O pepino é extremamente benéfico para combater o ressecamento da pele. Isso porque, além de clareá-la, ele a hidrata. Faça uma pasta de um pepino e aplique no rosto. Deixe agir por 30 minutos e você vai notar a diferença visível em questão de poucas semanas.

Máscara de creme de leite

O ácido láctico presente no creme de leite ajuda a esfoliar a pele seca, além de preservar os níveis de pH da pele. O creme de leite também é um excelente hidratante. Misture algumas gotas de suco de limão, uma colher de chá de leite e duas colheres de chá de creme de leite.

Use a máscara no rosto, mãos e pernas. Deixe-a por um tempo antes de tomar um banho. Faça isso uma vez por dia.

Máscara de mel

O mel é considerado como um dos melhores hidratantes naturais, já que é carregado com antioxidantes, antimicrobianos, e propriedades umectantes. Assim, ajuda a bloquear a umidade, para deixar a sua pele mais macia e suave.

Além disso, o mel tem muitas vitaminas e minerais essenciais, que ajudam a melhorar a saúde da sua pele. Antes de tomar um banho, passe mel em todo o corpo e deixe agir de cinco a 10 minutos. Repita diariamente para desfrutar de uma pele bem hidratada. Outra maneira de usar o mel é misturando-o ao azeite de oliva.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!