Remédios Caseiros

Aprenda a fazer remédios caseiros para diminuir a transpiração nas mãos

Por Redação Doutíssima 17/11/2014

O suor é essencial para manter a temperatura interna do organismo controlada, mas a sudorese excessiva, ou hiperidrose, é um distúrbio encontrado em pessoas com glândulas sudoríparas superativas, que funcionam mesmo que não esteja um clima quente. Conheça métodos caseiros e naturais que ajudam a reduzir a transpiração nas mãos.

transpiração-nas-mãos

Hiperidrose pode ser combatida com uma série de métodos naturais e caseiros. Foto: Shutterstock

Métodos caseiros para diminuir a transpiração nas mãos

Mastigar um ramo de funcho todos os dias em jejum reduz a transpiração nas mãos, além do cheiro desagradável do suor. Um xarope caseiro de funcho é outra opção. Para prepará-lo, você deve ferver 30 gramas da planta medicinal em um litro de vinho durante dez minutos, adicionando, em seguida, uma xícara de mel ou açúcar mascavo. Ferva por mais quatro minutos e tome uma colher (sopa) três vezes ao dia durante três semanas.

Passar vinagre e água de rosas nas palmas das mãos diminui o suor, pois os dois funcionam como adstringentes naturais. Misture uma colher (chá) dos dois líquidos em um pequeno recipiente e passe essa mistura nas mãos todas as manhãs e as noites. Se quiser economizar nessa receita, faça infusão de folha de pétalas de rosa em um pouco de vinagre, ao invés de comprar a água de rosas.

Se preferir algo seco para passar nas mãos, utilize pó de talco, amido de milho ou bicarbonato de sódio, que funcionam como absorventes em pó. Para aumentar a eficácia desse tratamento e diminuir a transpiração nas mãos,você pode preparar uma mistura de ervas em pó sálvia, lavanda, cascas de carvalho salgueiro e pétalas de rosa com bicarbonato de sódio ou fermento. Passe sempre que achar necessário.

O álcool etílico também é um líquido adstringente que ameniza a transpiração das mãos. Se o dia estiver muito quente ou se você estiver indo para um lugar muito fechado onde acha que seu problema aparecerá, esterilize a palma das mãos, com um algodão ou gaze embebido em álcool. Procure não fazer isso diariamente, uma vez que suas mãos podem ficar ressecadas.

Planta e suco também ajudam a diminuir a transpiração nas mãos

A planta medicinal hamamélis também age como adstringente natural na sudorese excessiva nas mãos. Prepare o chá preparando uma infusão de meia colher (sopa) de folhas de hamamélis picada em uma xícara de água fervida. Depois que amornar, coe e molhe um pedaço de algodão ou gaze limpa, passando na área afetada. Repita esse processo sempre que achar necessário.

A água gelada também é eficaz no tratamento para amenizar a transpiração nas mãos, inibindo as glândulas sudoríparas naturalmente. Seu efeito, porém, dura menos que os demais. Coloque suas mãos de molho em um recipiente com água fria por meia e seu suor cessará por até três horas.

Outra dica contra a transpiração nas mãos é tomar um suco de tomate todos os dias em jejum. Rico em antioxidantes, ele irá ajudar a regularizar a ação excessiva das glândulas sudoríparas. Evite consumir cebola, alho e carnes em excesso, pois esses alimentos aumentam a tendência de hiperidrose. Fatores como estresse e cansaço podem aumentar o suor – por isso, procure dormir de seis a oito horas por dia.