Remédios Caseiros

Aprenda receitas de chás para combater a gripe

Por Redação Doutíssima 11/10/2014

Na busca pela cura ou pelo alívio dos sintomas da gripe, algumas alternativas podem estar bem mais perto do que pensamos. São remédios que estão ao alcance de todos, quem sabe até no quintal da sua casa. As opções mais recorrentes são os chás, que podem ser preparados em poucos minutos e proporcionam sensação de conforto rapidamente.

gripe

Chás diminuem os sintomas da gripe, acelerando o processo de cura. Foto: iStock, Getty Images

Entre as armas caseiras contra a gripe estão o chá de limão, de tília e sabugueiro. Eles são indicados para o tratamento da doença por possuírem propriedades que ajudam o organismo a combater os seus sintomas. No caso do tradicional chá de limão, ele pode ganhar um reforço extra se acrescentarmos mel ao preparado. Trata-se de um alimento indicado para o descongestionamento das vias aéreas.

Chá de limão com mel

Para preparar o chá de limão com mel, tenha à mão o suco puro de um limão, duas colheres de sopa de mele uma xícara de água fervente. Misture o mel à água fervente até que obtenha uma mistura bastante homogênea, e depois acrescente o suco do limão. O chá deve ser tomado logo após seu preparo.

É fundamental saber que o suco do limão deve ser acrescentado por último, pois isso vai garantir que a vitamina C da fruta não se perca. Para que o chá seja mais eficiente no combate à gripe, a sugestão é tomá-lo de duas a três vezes por dia.

Febre é sintoma de gripe

Estimular o corpo a suar também é uma alternativa para se livrar da doença. Para isso, um dos remédios caseiros mais indicados é o chá de equinácea. A planta estimula o reforço da imunidade e proporciona a sudorese, atuando no combate à febre, um dos sintomas da doença.

A sua receita é ainda mais simples que a anterior. Você só vai precisar de água fervente e uma colher de sopa de folhas secas de equinácea. Após a mistura, aguarde por cerca de 10 minutos, coe e tome logo em seguida.

Para estimular a descida da febre, outra planta bastante indicada é a tília, que, associada ao sabugueiro, também resulta em um chá usado frequentemente no combate à gripe. O sabugueiro atua no aumento da resistência do organismo.

Para preparar, tenha à mão, além de uma xícara de água fervente, uma colher de chá de sabugueiro e uma colher de chá de tília. Misture as folhas à água e deixe repousar, em uma xícara tapada, por 10 minutos. Coe e tome em seguida.

Repouso para combater a gripe

Para tornar o chá ainda mais eficiente, a dica é ficar deitado por pelo menos meia hora depois de ingeri-lo, de preferência debaixo de cobertores. Isso fará com que o corpo sue bastante, processo importante para que a febre, um dos sintomas da enfermidade, dissipe-se.

Além dos chás, outras atitudes podem promover a cura mais rápida do mal-estar decorrente da gripe. Evite correntes de ar, ande sempre com pés calçados, use roupas adequadas para a estação e tome bastante líquido. Isso é importante para fluidificar as secreções, facilitando sua expulsão.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!