Remédios Caseiros

Chá de cebola: conheça seus benefícios à saúde

Por Redação Doutíssima 25/01/2015

Original de continente asiático, a cebola possui formato oval com casca alaranjada. Composta por camadas, ela tem um sabor forte e ácido e é muito utilizada como tempero. Mas também é possível consumir o chá de cebola, indicado para tratar diversas doenças.

cha de cebola

Por conter grande quantidade de fibras, esta planta ajuda a emagrecer. Foto: iStock, Getty Images

Rica em vitaminas A, B6, C e E, além de sais minerais como fósforo, enxofre, silicatos, ferro, cálcio, sódio, magnésio, iodo e flúor, também possui propriedades medicinais. Conheça os benefícios à saúde do chá de cebola, e aproveite suas propriedades que vão bem mais  além de um saboroso tempero.

Propriedades medicinais do chá de cebola

 

Entre os componentes da cebola estão os flavonoides, que possuem efeito antioxidante, anti-inflamatório, protetor cardíaco, analgésico, anticâncer, antidiabético, antialérgico e antiúlcera. Em especial, ela apresenta grande quantidade de quercetina, um flavonoide distribuído no reino vegetal que favorece a circulação sanguínea.

O alto teor de silício do chá de cebola ainda previne o envelhecimento de veias e artérias e coágulos sanguíneos causadores da trombose.

O fósforo, ferro e vitamina E encontrados na cebola fornecem um poder antianêmico, atuando principalmente na fabricação de glóbulos vermelhos, células que transportam o oxigênio necessário para vida de outras células.

Já suas vitaminas A e C podem ser empregadas no alívio de problemas respiratórios. A tosse, febre e fadiga decorrentes de resfriados, constipações e bronquite também são amenizados graças ao enxofre encontrado na cebola.

No combate a hipertensão, gota e cálculos renais é o potássio da cebola que intervém, ajudando na eliminação do excesso de líquidos do organismo. São essas propriedades depurativas e diuréticas do chá de cebola que mantêm os rins e a próstata saudáveis.

Combinada com as fibras presentes e alto valor calórico, essa planta ainda é essencial para quem quer emagrecer, melhorando o trânsito intestinal e gerando sensação de saciedade.

Antioxidante, antiasmático, anti-inflamatório e antisséptico, o chá de cebola ainda pode ser utilizado em irritações de pele, problemas respiratórios e inflamações renais. Também aumenta a atividade antitumoral.

É recomendado para mulheres grávidas uma vez que sua grande quantidade de folatos ajuda no crescimento e desenvolvimento saudável do feto nas primeiras semanas de gestação.

Saiba como fazer o chá de cebola

 

No preparo do chá de cebola você vai precisar de uma cebola, uma xícara de água e mel ou açúcar mascavo. Comece retirando a casca da cebola, lavando-a e picando-a. Separe uma colher (sopa) de cebola picada.

Ferva a água durante 10 minutos, acrescente a cebola e deixe no fogo por mais alguns minutos. Depois desligue, espere amornar e coe. Adoce com um pouco de açúcar ou mel e tome uma xícara do chá 3 vezes do dia.

O chá das cascas da cebola também possui propriedades medicinais que podem ser aproveitadas no combate a tosses, dores de garganta, rouquidão, constipação e resfriados. Leve as cascas da cebola ao fogo junto com uma xícara de água durante 10 minutos. Deixe repousar por mais 5 minutos, coe e adoce a gosto. Consuma de 2 a 3 xícaras por dia.

Contraindicação

 

Pessoas com o estômago mais delicado devem consumir o chá e outros remédios caseiros feitos à base de cebola em doses moderadas. Elas podem gerar acidez estomacal e gases. Sempre consulte um especialista antes de iniciar qualquer tratamento fitoterapêutico.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!