Remédios Caseiros

Guiné: aprenda a fazer remédios caseiros

Por Redação Doutíssima 28/01/2015

Muitas plantas têm uma longa história de uso na medicina popular como, por exemplo, as folhas e as raízes de guiné, que possuem potencial para tratar uma variedade de problemas de saúde.

De nome científico, petiveria alliacea, também conhecida como amansa senhor, tipi, tipi verdadiro e erva de pipi, é um pequeno arbusto encontrado principalmente na floresta amazônica, na América Central, no Caribe e na África.  

guine

Erva age principalmente no fortalecimento do sistema imunológico. Foto: iStock, Getty Images

Os índios têm utilizado a planta em cerimônias e para fins de cura. As folhas são mastigadas para prevenção da cárie dentária e suas raízes são embebidas em álcool para tratar reumatismo, picada de cobra, doenças venéreas e parasitas intestinais.

Guiné oferece resistência a gripes

 

A erva também é usada como um remédio natural para fortalecer o sistema imunológico, fornecendo resistência a resfriados, gripes e outras infecções respiratórias.

Conhecida por seu intenso odor, semelhante ao do alho, a guiné contém uma variedade de compostos, que incluem vários antioxidantes, bem como taninos, flavonoides, triterpenos, esteroides e compostos de enxofre.

Alguns deles matam diretamente ou inibem o crescimento de várias bactérias, vírus e fungos, além de poder ainda aliviar a dor e a inflamação, quando aplicada sobre a pele.

Uma pesquisa feita pela Universidade de Illinois, nos EUA, avaliou mais de 1400 plantas para a prevenção e tratamento do câncer. Esta planta foi uma das 34 plantas identificadas com propriedades anticâncer.

Receitas caseiras com guiné

 

A guiné oferece uma ação sedativa leve, tornando-se uma boa erva calmante para o estresse, a ansiedade e a irritabilidade. Ela também ajuda a reduzir os espasmos musculares e a tensão nervosa. Se você sofre com alguns destes problemas, veja como esta planta pode se transformar em um ótimo remédio caseiro.

 

1. Chá

Um dos usos da guiné é através de um chá. Para isso, basta usar duas colheres das folhas e colocar para ferver com um litro de água. Deixe em infusão por mais alguns minutos e depois coe e beba este chá duas vezes ao dia. Você pode utilizar este remédio caseiro para dores de cabeça, como um calmante.

2.Bochechos com chá

Outro uso da erva é em bochechos, usando o chá. Basta fazer bochechos três vezes ao dia para aliviar uma dor de dente ou uma inflamação na boca. O bochecho com este chá também pode aliviar dores de garganta, já que atua na inflamação, eliminando-a.

3.Uso externo

Em casos de reumatismo ou outros problemas musculares, é possível usar a tintura ou extrato de guiné. Basta aplicar na pele com uma breve massagem para aliviar a dor e o desconforto. O chá também pode ser usado em uma lavagem vaginal e combater problemas de ordem infecciosa.

4.Ação repelente

Pouca gente sabe, mas a combustão das folhas secas desta erva pode ajudar a acabar com mosquitos e pernilongos. Isso porque o seu odor produz uma ação repelente.

Contraindicações

Gestantes não devem usar esta planta, pois pode causar aborto. Também não pode ser consumida por lactantes. Não esqueça de conversar com o seu médico antes de usar qualquer remédio natural.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!